

Conclusões
Analisando os dados obtidos em nossos testes, a primeira conclusão é que o modelo SSDNow UV400 de 120 GiB não tem o mesmo problema de perda de desempenho de escrita com dados não compactáveis que encontramos no modelo V300, graças ao seu chip controlador, que não se baseia em compressão de dados para alcançar velocidades mais altas. Assim, o UV400 é mais rápido do que o V300 na maioria das operações de escrita com dados não compactáveis.
Outro ponto interessante é que o SSDNow UV400, ao contrário dos outros dois modelos testados, utiliza um chip de memória RAM como buffer, o que explica o resultado superior aos seus concorrentes nos testes de leitura com blocos de 4 kiB e profundidade de fila igual a 32, que tipicamente se beneficia deste recurso.
Em comparação com o SanDisk SSD PLUS de 120 GiB, podemos dizer que o Kingston SSDNow UV400 de 120 GiB foi na média um pouco mais rápido, pois conseguiu velocidades mais altas em alguns testes, enquanto obteve desempenho similar em outros.
Desta forma, acreditamos que o SSDNow UV400 de 120 GiB seja uma boa opção de compra para quem está procurando um um SSD de baixo custo para utilizar como unidade de boot em um computador doméstico ou notebook. Porém, pelas características técnicas de seus chips de memória, ele não é recomendado para aplicações onde haja uma grande quantidade de escrita diariamente, onde é necessário investir em uma unidade mais cara. Além disso, apesar de apresentar um desempenho satisfatório para o usuário doméstico, principalmente para quem está saindo de um disco rígido, não espere obter com ele o mesmo desempenho de unidades topo de linha.
Respostas recomendadas