

Conclusões
Para os nossos amigos europeus a Thermaltake Toughpower 1500 W parece ser uma excelente fonte de alimentação voltada a usuários “tarados” que querem uma fonte de alimentação trabalhando com cerca de 50% da sua capacidade máxima de modo a economizar na conta de energia devido a alta eficiência apresentada por esta fonte de alimentação quando ela está funcionando na metade da sua capacidade máxima – sem falar da sua capacidade de fornecer mais potência do que qualquer outro produto no mercado, caso seja necessário.
Um dos destaques deste produto é o suporte para oito cabos de alimentação para placas de vídeo, permitindo a você instalar até quatro placas de vídeo topo de linha que utilizam dois conectores de alimentação auxiliares cada. Praticamente todas as fontes de alimentação topo de linha fornecem apenas quatro cabos de alimentação auxiliares para as placas de vídeo, permitindo a você conectar apenas duas placas de vídeo topo de linha sem o uso de adaptadores.
Internamente esta fonte de alimentação é formada por duas fontes de 750 W. Normalmente quando uma fonte de alimentação tem dois transformadores vários componentes são compartilhados (circuito do PFC ativo, circuito de chaveamento, circuito de monitoramento, etc), mas este não é o caso da Toughpower 1500 W. A única coisa que é compartilhada pelas duas fontes é o estágio de filtragem de transientes e as pontes de retificação.
Outro recurso bacana é o uso de apenas capacitores japoneses, sem falar do uso de capacitores de sólidos de alumínio nos estágios de filtragem das tensões de +5 V e +3,3 V. Esta foi a primeira vez que vimos uma fonte de alimentação usando capacitores sólidos. Capacitores eletrolíticos tendem a perder suas características elétricas com o passar do tempo, especialmente quando expostos as altas temperaturas, e o uso de capacitores melhores eleva a vida útil do produto.
Só para lembrar que a Thermaltake garante que esta fonte pode fornecer 1.500 W a 50°C, chegando a fornecer 1.600 W de pico. Infelizmente, como já explicamos no início do artigo, não foi possível testar esta fonte com o nosso testador de carga.
Respostas recomendadas