

Introdução
A Paxpower 500 W (também conhecida como Powerpax 500 W ou AK-P050FG7) é uma fonte de alimentação simples da Akasa equipada com PFC ativo e uma ventoinha de 120 mm. Como esta foi a primeira fonte de alimentação que testamos deste fabricante, nós estávamos curiosos para ver se esta fonte conseguia fornecer sua potência rotulada. Confira.
Todas as fontes de alimentação da Akasa são fabricadas pela Enhance Electronics, que é o mesmo fabricante por trás das séries Real Power Pro da Cooler Master, TruePower Quattro da Antec e das novas fontes da BFG. Lembre-se que nem todos os modelos dessas marcas são fabricados pela Enhance.
Figura 1: Fonte de alimentação Akasa Paxpower 500 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Akasa Paxpower 500 W.
A Akasa Paxpower 500 W é uma fonte de alimentação pequena, medindo 14 cm de profundidade.
Todos os cabos utilizam uma proteção de nylon, mas apenas a proteção usada no cabo de alimentação principal da placa-mãe parte de dentro da carcaça da fonte, como você pode ver na Figura 2.
O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e esta fonte vem com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
A fonte testada vem com cinco cabos para periféricos: um com um conector de alimentação auxiliar de seis pinos e um conector de alimentação auxiliar de seis/oito pinos para placas de vídeo, dois com três conectores de alimentação SATA cada, um com três plugues de alimentação padrão para periféricos e um com três plugues de alimentação padrão para periféiricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete.
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
Apesar de esta fonte apresentar uma quantidade muito boa de conectores – especialmente a presença de seis conectores SATA em dois cabos separados, permitindo a você facilmente instalar discos rígidos SATA e unidades ópticas SATA – os dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo estão instalados no mesmo cabo. Nós preferimos ver esses conectores em cabos independentes, já que o uso de dois conectores no mesmo cabo tende a fazer com que a tensão nos conectores caia quando a fonte está totalmente carregada. Além disso, há apenas 15 cm entre eles, o que pode dificultar a instalação de duas placas de vídeo nos modos SLI ou CroosFire dependendo da sua configuração.
A distância entre a carcaça da fonte e o primeiro conector em cada cabo é de 51 cm – cabos longos, o que é bom – e a distância entre cada conector nos cabos que têm mais de um plugue é de 15 cm.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas