Introdução
Andyson é outro fabricante OEM que está tentando entrar no mercado de varejo usando a própria marca. Vamos dar uma olhada na fonte de alimentação Nuclear 850 desta marca.
A série Nuclear da Andyson tem dois problemas. Primeiro, todos os modelos são identificados como tendo 100 W a mais do que a sua potência rotulada. A Nuclear 850 é oficialmente uma fonte de 750 W, e o mesmo é válido para os outros membros desta série: a Nuclear 950 é uma fonte de 850 W, a Nuclear 1150 é uma fonte de 1.050 W, e a Nuclear 1300 é uma fonte de 1.200 W. Isto já é motivo para desacreditarmos da Andyson como sendo uma empresa séria. Mas o que é realmente estranho é que a Nuclear 850 pode fornecer 850 W, como veremos em nossos testes. A atitude correta do fabricante seria rotular esta fonte como sendo de 850 W ou chamá-la de Nuclear 750.
O segundo problema com esta fonte é que ela tem certificação 80 Plus Bronze ilegal: embora ela ofereça alta eficiência, ela não foi certificada pela Ecos Consulting e, portanto, não deveria usar a logomarca 80 Plus. Infelizmente algumas empresas adotam a prática do “se colar, colou”, especialmente se elas não têm penetração no mercado norte-americano. Nós denunciamos a Andyson à Ecos Consulting, que já notificou a Andyson, e esperamos que eles recebam a certificação 80 Plus Bronze oficial em breve.
Normalmente nós vemos esses problemas em fontes de alimentação simples com potência falsificada e péssimo desempenho, o que não é o caso desta fonte. Realmente não dá para entender porque um fabricante comprometeria a sua imagem quando a situação poderia ser evitada. Isto só reforça nossa tese de que a maioria dos fabricantes OEM quando entra no mercado de varejo não tem ideia do significado da palavra “marketing”.
A Nuclear 850 e a Ultra LSX 750 utilizam a mesma plataforma. A única diferença interna entre elas é a configuração dos transistores de +12 V. Externamente, no entanto, elas são diferentes, já que ao contrário da Nuclear 850, a LSX não tem sistema de cabeamento modular.
Figura 1: Fonte de alimentação Andyson Nuclear 850
Figura 2: Fonte de alimentação Andyson Nuclear 850
A Andyson Nuclear 850 mede 16,5 cm de profundidade e vem com uma ventoinha de 135 mm com rolamento de mancal (modelo Young Lin Tech DFB132512H, 1.700 rpm, 91,16 cfm, 36,28 dBA) em sua parte inferior.
Esta fonte tem sistema de cabeamento modular com seis conectores, e três cabos estão permanentemente instalados na fonte. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 56 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 64 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
- Um cabo com um conector EPS12V, 64 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
- Dois cabos com dois conectores de alimentação de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
- Dois cabos com quatro conectores de alimentação SATA, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
- Dois cabos com quatro conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
A configuração de cabos é perfeita para um produto de 750 W, mas se ela fosse rotulada como sendo de 850 W nós gostaríamos de ver dois conectores de alimentação para periféricos adicionais para permitir a instalação de três placas de vídeo topo de linha sem a necessidade de adaptadores.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação
Respostas recomendadas