

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Fusion 550RF. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU806 em seu estágio primário, que pode fornecer até 8 A (a 100° C). Este componente é mais do que adequado para uma fonte de 500 W-550 W. O motivo é que em 115 V esta unidade poderia puxar até 920 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência típica de 80%, essa ponte permitiria esta fonte de alimentação entregar até 736 W sem a queima desse componente. É claro que estamos falando especificamente deste componente e o limite real vai depender de todos os demais componentes usados nesta fonte de alimentação.
No circuito PFC desta fonte são usados dois transistores MOSFET FQH18N50V2 capazes de fornecer até 20 A a 25°C ou 12,7 A a 100°C em modo contínuo ou até 80 A em modo pulsante.
Figura 9: Transistores do PFC ativo e diodo.
O capacito eletrolítico responsável por filtrar a saída do circuito PFC é japonês da Chemi-Con, o que é excelente.
O circuito PFC ativo é controlado pelo onipresente circuito integrado CM6800, que engloba um controlador de PFC ativo e um controlador PWM. Este circuito está localizado em uma pequena placa de circuito impresso mostrada na Figura 10.
Figura 10: Circuito integrado controlador do PFC ativo e PWM.
Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET FQH18N50V2 são usados na configuração de chaveamento direto com dois transistores. As especificações para esses transistores foram publicadas acima.
Figura 11: Ponte de retificação e transistores chaveadores.
Respostas recomendadas