

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da C3Tech 500R VE (DSA-500VE). Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação KBU8J, que é capaz de fornecer até 8 A a 100° C se um dissipador de calor for usado ou até 6 A a 45° C se um dissipador de calor não for usado, o que é o caso. Com isso esta fonte seria capaz de extrair até 690 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 552 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores de potência MOSFET STP14NK50ZFP, cada um com um limite de corrente de 14 A a 25° C ou 7,6 A a 100° C (veja a diferença que a temperatura faz) em modo contínuo ou 48 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência de 380 mΩ quando ligados, parâmetro conhecido como RDS(on). Quanto menor este valor melhor, pois significa que o transistor consumirá menos quando estiver ligado, resultando em uma maior eficiência para a fonte. Estes são exatamente os mesmos transistores usados na C3Tech DSA-5060V e na OCZ StealthXStream 400 W.
Figura 10: Transistores e diodo do circuito PFC ativo.
O capacitor eletrolítico usado para filtrar a saída do circuito PFC ativo é chinês da Samxon e rotulado a 85° C. Este é o mesmo capacitor usado na C3Tech DSA-5060V, mas a OCZ StealthXStream usa um capacitor japonês aqui.
Na seção de chaveamento a C3Tech 500R VE (DSA-500 VE) usa dois transistores de potência MOSFET STP11NK50ZFP conectados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores, cada um apresentando um limite de corrente de 10 A a 25° C ou 6,3 A a 100° C em modo contínuo ou 40 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 520 mΩ, que é extremamente alto (ruim). Estes são exatamente os mesmos transistores usados na DSA-5060V. A OCZ StealthXStream de 400 W usa dois transistores STP14NK50ZFP aqui (isto é, mesmos modelos dos transistores do circuito PFC ativo), que podem entregar mais corrente e oferecem menor resistência (maior eficiência).
Figura 11: Transistores chaveadores.
O primário é controlado pelo onipresente circuito integrado CM6800.
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM.
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas