Introdução
A 500R VE (“Video Edition”), também conhecida como DSA-500VE, é uma das novas fontes de alimentação da C3Tech. Desta vez o fabricante está prometendo que ela é uma fonte de “potência real”, diferentemente do que ocorre com vários modelos da marca. Vamos ver como esta fonte se sai em nossos testes.
A nova 500R VE (DSA-500VE) é baseada no mesmo projeto da C3Tech DSA-5060V e da OCZ StealthXStream 400 W, o que certamente nos levanta a questão: será que a nova DSA-500VE é uma DSA-5060V renomeada? Neste nosso teste faremos uma comparação detalhada entre essas três fontes que usam o mesmo projeto e que são fabricadas pela CWT.
Figura 1: Fonte de alimentação C3Tech 500R VE (DSA-500VE).
Figura 2: Fonte de alimentação C3Tech 500R VE (DSA-500VE).
A DSA-500VE tem 16 cm de profundidade, vindo com uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior. Ela possui circuito PFC ativo e, com isso, seleção automática de tensão.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e somente o cabo principal da placa-mãe usa uma proteção de nylon, que não parte de dentro da fonte. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos (44 cm de comprimento).
- Cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V (45 cm de comprimento).
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada (45 cm de comprimento).
- Dois cabos de alimentação SATA com dois plugues cada (46 cm de comprimento até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues padrão (45 cm de comprimento até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois plugues padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete (45 cm de comprimento até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
A configuração de cabos foi melhorada em relação à DSA-5060V, com a adição de um segundo cabo para placas de vídeo, embora ela tenha um conector para periféricos a menos do que este outro modelo. Esta configuração é melhor do que a da OCZ StealthXStream de 400 W, que possui apenas um conector para placas de vídeo e quatro conectores SATA. Outra melhoria foi no comprimento dos cabos, que foram aumentados de 37 cm para 45 cm, permitindo que esta fonte possa ser mais facilmente instalada em gabinetes do tipo “full tower” ou mesmo em gabinetes do tipo torre média onde a fonte é instalada na parte inferior do computador.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas