Introdução
Mais uma análise aprofundada de uma fonte de baixo custo da Coletek, desta vez testamos a DSE-205S2. Vejamos se ela é uma boa opção.
Esta fonte é fabricada pela CWT, assim como os demais modelos da Coletek iniciados por “CT”. Os modelos desta marca iniciados com “LC” são fabricados pela Solytech.
A DSE-205S2 usa o mesmo projeto interno da CT-2045S2 e da CT-2345S (ambas rotuladas como sendo de “450 W”) e neste teste estaremos analisando as diferenças entre essas três fontes.
Figura 1: Fonte de alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W.
A Coletek DSE-205S2 de 200 W tem 14 cm de profundidade e segue o padrão das primeiras fontes para PCs, com uma ventoinha de 80 mm em sua parte traseira. Ela não tem circuito PFC, sendo baseada no obsoleto projeto meia-ponte.
Sendo um produto de baixo custo ela obviamente não tem sistema de cabeamento modular, e nenhum cabo vem tem proteção de nylon. Os fios são mais finos do que o recomendado (20 AWG em vez de 18 AWG), o que não é uma surpresa em uma fonte desta categoria. A Coletek DSE-205S2 de 200 W vem com os seguintes cabos e conectores:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos (30 cm).
- Um cabo com um conector ATX12V (30 cm).
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA (32 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
- Um cabo com dois plugues de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete (32 cm até o primeiro conector, 14 cm entre conectores).
Esta configuração é compatível com um produto de baixo custo. O problema é que mesmo micros básicos atualmente virão com um disco rígido e uma unidade óptica SATA e a curta distância entre os dois conectores SATA existentes certamente dificultará a instalação desses componentes.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas