

Conclusões
Apesar de esta fonte não conseguir fornecer sua potência rotulada, ela não é um produto ruim para sua faixa de preço e público-alvo. Sua potência real é próxima a sua potência rotulada (430 W) e sua eficiência não é ruim para um produto de baixo custo. Além disso, ela tem todas as proteções ativas e funcionando, algo difícil de ser encontrado em fontes de alimentações baratas. Em outras palavras, ela sobreviveu aos nossos testes, não queimando ou explodindo.
Se você está montando um micro simples com apenas um ou dois discos rígidos e apenas uma placa de vídeo – ou talvez até mesmo com uma solução on-board – esta fonte é uma ótima opção.
Ela é melhor do que outros produtos simples que testamos. Aqui está uma comparação rápida entre a Cooler Master eXtreme Plus 460 W e outras fontes com potência inferior a 500 W que já testamos.
- Thermaltake Purepower 430 W: custa a mesma coisa nos EUA, mas tem uma eficiência pior e não pode fornecer 430 W (durante nossos testes conseguimos extrair apenas até 350 W desta fonte da Thermaltake), enquanto que a eXtreme Power Plus 460 W pode.
- Seventeam ST-420BKV: a Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W é também um produto melhor do que esta fonte, já que ele oferece uma maior eficiência e um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo.
- eXtream 450 W: Pode fornecer mais potência do que a fonte testada, mas por outro lado este modelo da Cooler Master tem proteção contra sobrecarga de potência (OPP), recurso não encontrado na eXtream 450 W.
- Huntkey Green Star 450 W: Não pode fornecer mais do que 360 W, apesar de apresentar uma eficiência maior do que a fonte testada. Ela não tem proteção contra sobrecarga de potência e explodiu quando tentamos extrair 450 W dela.
- Zalman ZM360B-APS: Veja como as coisas são engraçadas. Este modelo da Zalman pode fornecer mais potência do que este modelo da Cooler Master, apesar de ser rotulada como sendo uma fonte de 360 W. O problema é que esta fonte da Zalman não tem um circuito de proteção contra sobrecarga de potência. Este modelo da Zalman apresentou uma eficiência maior, mas ela é mais cara (US$ 63, nos EUA) do que este modelo da Cooler Master.
- Corsair VX450W: Um excelente produto, melhor do que a fonte testada. Ela pode fornecer mais potência, tem uma eficiência muito melhor, tem baixo nível de ruído, tem todas as proteções, mas custa, nos EUA, o dobro.
Em resumo, o único problema real com este produto considerando sua faixa de preço é a informação errada contida na etiqueta; esta fonte deveria ser vendida como sendo uma fonte de 430 W. No entanto, nós achamos que ela pode ser uma opção para o usuário brasileiro sem grana, já que esta fonte chegaria custando por aqui na faixa dos R$ 160,00 – isso se nenhum empresário sangue-suga resolver meter a mão no meio do caminho.
Infelizmente, como sempre, o grande problema é o famigerado “custo Brasil”. Esta é uma fonte que para o usuário norte-americano ou europeu seria o equivalente de uma “fonte genérica” daqui.
Respostas recomendadas