

Conclusões
A Corsair HX850W é uma excelente fonte de alimentação, sendo até o momento a fonte com a maior eficiência que já testamos, desbancando a Seasonic M12D 750 W e a Antec Signature 650 W.
A razão pela qual essas fontes obtiveram eficiência de 90% pode ser explicada pelo o projeto usado. Em vez de ter retificadores separados para cada saída, essas três fontes produzem apenas uma saída, a de +12 V. A partir da saída de +12 V uma segunda fonte de alimentação menor produz as saídas de +5 V e +3,3 V. Isto é o que o fabricante chama “projeto DC-DC”, embora tecnicamente o uso deste nome não faça sentido, já que todas as fontes de alimentação chaveadas são conversores DC-DC (já que elas aumentam e convertem a tensão da rede elétrica em DC antes de enviar para os transistores chaveadores).
Não apenas este projeto mostrou ser melhor, mas a Corsair/CWT também decidiu usar apenas componentes topo de linha nesta fonte, que tem apenas capacitores japoneses e capacitores sólidos no conversor DC-DC responsável pelas saídas de +5 V e +3,3 V.
A estabilidade da tensão foi outro destaque desta fonte, com todas as tensões dentro de 3% de seus valores nominais, ou seja, tensões mais próximas dos valores nominais do que o necessário, já que a especificação ATX permite que as tensões estejam em até 5% de seus valores nominais (10% para -12 V).
Nós conseguimos extrair até 1.000 W a 57° C desta fonte, o que é realmente sensacional.
A quantidade de cabos disponível é impressionante (12 conectores de alimentação SATA, 12 conectores de alimentação para periféricos e seis/oito conectores de alimentação para placa de vídeo), permitindo a você montar um micro topo de linha equipado com três placas de vídeo sem a necessidade de usar adaptadores.
O preço desta fonte (US$ 190, nos EUA) não é ruim para um produto deste nível, custando menos do que a Seasonic M12D 750 W (US$ 210, nos EUA).
Esta fonte traz garantia de sete anos nos EUA, mas pensa que no Brasil os distribuidores não têm como honrar tal garantia.
A Corsair HX850W é uma boa escolha para o usuário entusiasta que quer uma fonte de alimentação com os melhores componentes interno e uma eficiência muito alta.
A saída standby (+5VSB) desta fonte, no entanto, é problemática. Ela atingiu um nível de oscilação fora da faixa apropriada durante todo o tempo exceto quanto extraímos 850 W ou mais dele. Este problema, no entanto, é pequeno se comparado com as outras qualidades oferecidas pela HX850W.
Respostas recomendadas