

Distribuição da Potência
Na Figura 15 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da TX750W.
Figura 15: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como você pode ver a Corsair rotulou esta fonte como tendo apenas um barramento de +12V. Se você abrir a fonte, no entanto, você verá que os fios de +12V são separados em quatro grupos (+12V1 até +12V4) e pode achar que esta fonte tem na verdade quatro barramentos virtuais (veja na Figura 16).
O negócio é o seguinte. Como já explicamos exaustivamente em outros artigos, nas fontes de alimentação com mais de um barramento esses “barramentos virtuais” de +12V são conectados no único barramento real de +12 V que a fonte de alimentação tem – existe apenas uma única saída de +12V proveniente dos retificadores. Exatamente a mesma coisa acontece com esta fonte de alimentação da Corsair. A diferença está no mecanismo de proteção contra sobrecorrente (OCP, Over Current Protection). Em fontes de alimentação com múltiplos barramentos o circuito OCP tem várias entradas e é configurado para desligar a fonte de alimentação sempre que algum dos barramentos extraírem valores de corrente acima do especificado – 16 A, 18 A, 20 A são bons exemplos. Portanto em fontes de alimentação com quatro barramentos, por exemplo, o circuito OCP estará monitorando os quatro barramentos.
Nesta fonte de alimentação, no entanto, o circuito OCP monitora a corrente total puxada por todos os fios de +12 V, portanto ela tem apenas uma entrada. Se sua fonte extrair mais do que 60 A (na verdade o circuito OCP é normalmente configurado com um valor um pouco maior do que a corrente impressa na etiqueta da fonte de alimentação), então a fonte será desligada.
Existe muito discussão sobre qual é o melhor projeto, barramento único ou vários barramentos, mas deixaremos essa discussão para um tutorial que escreveremos em breve.
Portanto apesar de você ver quatro barramentos impressos na placa de circuito impresso esta fonte usa na verdade um projeto com um único barramento.
Figura 16: Quatro barramentos impressos na placa de circuito impresso, mas essas marcações estão erradas e devem ser ignoradas (ver texto).
O importante é que a potência e as correntes rotuladas estão dentro das especificações dos semicondutores usados nesta fonte de alimentação.
Mais uma vez gostaríamos de lembrar que esta fonte de alimentação é rotulada a 50° C, o que é sensacional. Normalmente quando nenhuma alusão à temperatura é feita, os fabricantes assumem 25° C, que é uma temperatura muito abaixo da temperatura de funcionamento real de uma fonte de alimentação. Lembre-se que a potência máxima que uma fonte de alimentação consegue fornecer diminui com o aumento da sua temperatura interna. Nós temos uma sugestão a fazer para a Corsair que é postar esta informação em seu site, já que esta informação esta impressa apenas na caixa do produto. De qualquer maneira, nós verificaremos se esta fonte pode realmente fornecer sua potência rotulada na próxima página.
A única coisa que realmente não gostamos nesta fonte de alimentação é a maneira como os fios de +12V dos cabos de alimentação da placa de vídeo são conectados. Como você pode ver na Figura 17 cada cabo de alimentação da placa de vídeo tem três fios, mas dois deles são conectados juntos em um único fio. Nós achamos que os três fios deveriam ser conectados diretamente na placa de circuito impresso sem nenhuma divisão no meio do caminho, já que a configuração usada pode limitar a quantidade máxima de corrente (e consequentemente de potência) que a fonte de alimentação pode fornecer para cada placa de vídeo, pelo menos teoricamente.
Figura 17: Dois dos fios de +12 V dos cabos de alimentação para placa de vídeo são conectados juntos em um único fio.
Respostas recomendadas