

Índice
Índice
- Introdução
- Por Dentro da MyMax Cratus 500 W
- Estágio de Filtragem de Transientes
- Análise do Primário
- Análise do Secundário
- A Fonte de Alimentação +5VSB
- Distribuição da Potência
- Testes de Carga
- Testes de Regulação de Tensão
- Testes de Oscilação e Ruído
- Testes de Sobrecarga
- Principais Especificações
- Conclusões
Introdução
A MyMax oferece duas fontes de alimentação dentro da sua linha Enthusiast, a Cratus 500 W e a Cratus 600 W, ambas supostamente com a certificação 80 Plus. Vamos ver se o modelo de 500 W é uma boa opção de compra.
Essas duas fontes são fabricadas por uma obscura empresa chinesa chamada SAMA, e o modelo Cratus 500 W é o modelo “ATX12V 2.31” desta empresa, renomeado.
A MyMax afirma que a Cratus 500 W tem a certificação 80 Plus, no entanto esta informação não corresponde à realidade, visto que esta fonte não foi certificada, embora ela realmente consiga apresentar eficiência acima de 80% como veremos em nossos testes. De acordo com a MyMax, eles colocaram o selo 80 Plus nesta fonte porque o modelo original da SAMA tem esta certificação. Este expediente, porém, está incorreto; só porque a fonte original tem certificação 80 Plus, isso não dá à MyMax o direito de uso do selo 80 Plus: é necessário enviar a fonte para certificação e pagar uma taxa. Nós explicamos isso para a MyMax e colocamos a empresa em contato com o pessoal responsável pela certificação 80 Plus, e eles estão resolvendo este problema (inclusive eles tiraram a página do produto do site deles temporariamente, até a situação ter sido regularizada).
Além de usar o selo 80 Plus irregularmente, a MyMax usou o selo com características incorretas, com letras brancas sobre fundo preto, enquanto que o selo correto tem fundo branco com letras pretas. Ver Figura 1.
Figura 1: Caixa da fonte de alimentação MyMax Cratus 500 W
Figura 2: Fonte de alimentação MyMax Cratus 500 W
Figura 3: Fonte de alimentação MyMax Cratus 500 W
A MyMax Cratus 500 W mede 160 mm de profundidade, usando uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior (Boluo Xin Zhen Heng Electronics DF1402512SEMN).
Figura 4: Ventoinha
Esta fonte não traz sistema de cabeamento modular. Todos são protegidos por acabamentos em nylon, que partem de dentro da fonte. Esta fonte de alimentação vem com os seguintes cabos:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector 20/24 pinos, 48 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 50 cm de comprimento
- Três cabos, cada um com dois conectores de seis/oito pinos para placas de vídeo, 50 cm de comprimento
- Um cabo com quatro conectores de alimentação SATA, 49 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
- Dois cabos, cada um com dois conectores de alimentação SATA e um conector de alimentação para periféricos, 49 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola mínima requerida.
A configuração dos cabos é excelente para uma fonte de 500 W. A adição de um terceiro conector de alimentação para placas de vídeo não é comum; em geral os fabricantes adicionam dois ou quatro conectores. A quantidade de conectores SATA (oito) é excelente.
Figura 5: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas