

Primário (Cont.)
Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação D15XB60, que podem fornecer até 15 A, rotuladas a 100° C. Este estágio está adequado para uma fonte de 1.000 W. O motivo é que em 115 V esta unidade poderia puxar até 1.725 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência típica de 80%, essas pontes permitiriam esta fonte de alimentação entregar até 1.380 W sem a queima desses componentes. É claro que estamos falando especificamente deste componente e o limite real vai depender de todos os demais componentes usados nesta fonte de alimentação.
Ela também usa dois diodos de potência conectados em paralelo em seu circuito PFC ativo, onde o normal é a utilização de apenas um. A ponte de retificação e os dois diodos do PFC estão localizados no mesmo dissipador, que você pode ver na Figura 11.
Figura 11: Diodos do PFC ativo e ponte de retificação.
O circuito PFC ativo desta fonte de alimentação utiliza dois transistores de potência MOSFET 20N60C3 e a seção de chaveamento usa mais dois deles. Várias outras fontes de alimentação de diferentes potências , como a Cooler Master iGreen Power 430 W, Antec Neo 550 HE, OCZ StealthXStream 600 W, Zalman ZM600-HP, Corsair HX620W, OCZ GameXstream 700 W e a Thermaltake Toughpower 750 W, só para citar algumas, usam esses mesmo transistores em seus circuitos PFC ativo. Na seção de chaveamento, no entanto, apenas a OCZ ProXStream 1000 W usa esses transistores; essas outras fontes de alimentação usam outros transistores, alguns com especificações maiores.
Esses transistores 20N60C3 podem fornecer até 20 A a 25° C ou até 12,5 A a 100° C em modo contínuo (veja como a corrente máxima diminui muito dependendo da temperatura; como a potência é diretamente proporcional à corrente, diminuindo a corrente máxima disponível diminuimos também a potência máxima disponível) ou 60 A em modo pulsante, que é o modo usado.
Os dois transistores chaveadores usam a configuração direto com dois transistores. Uma descrição detalhada desta configuração incluindo diagramas esquemáticos pode ser encontrada em nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Os quatro 20N60C3 são encontrados no mesmo dissipador de calor, como mostrado na Figura 12.
Figura 12: Dois desses transistores são usados pelo circuito PFC ativo e os outros dois são usados na seção de chaveamento.
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas