

Distribuição da Potência
Na Figura 15 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação desta fonte de alimentação.
Figura 15: Etiqueta da fonte de alimentação.
A saída de +3,3 V está rotulada a 28 A ou 92,4 W e a saída +5 V está rotulada a 30 A ou 150 W. O engraçado é que na etiqueta diz que a potência máxima combinada para essas duas saídas é de 150 W – o que é estranho, já que nesta fonte de alimentação as duas saídas não compartilham qualquer componente. Talvez a fonte foi rotulada desta maneira para ficar de acordo com o padrão ATX.
Como você pode ver, esta fonte de alimentação tem quatro barramentos de +12V, cada um rotulado a 20 A ou 240 W. Isto daria uma potência total de 960 W, mas a etiqueta diz que a corrente combinada máxima para as saídas de +12V é de 70 A, o que é igual a 840 W.
Somando este 840 W aos 150 W de potência combinada de +3,3 V e +5 V nós temos 990 W, mas a etiqueta diz que a potência máxima combinada para essas saídas é de 976,5 W. Somando isto à potência máxima da saída +5VSB (17,5 W) e a potência máxima da saída -12V (6 W) nós temos exatamente 1.000 W.
Como mencionamos a OCZ não divulgou a que temperatura eles rotularam sua fonte de alimentação, mas não se preocupe pois testaremos este parâmetro durante nossos testes de carga.
No que diz respeito à distribuição de potência, como mencionamos esta fonte tem quatro barramentos virtuais de +12V, + 12V1 (fio amarelo com listra preta), +12V2 (fio amarelo sólido), +12V3 (fio amarelo com listra azul) e +12V4 (fio amarelo com listra verde). Na OCZ ProXStream 1000 W a distribuição de potência funciona da seguinte forma:
- +12V1: Conector EPS12V.
- +12V2: Todos os cabos para periféricos, conector de alimentação principal da placa-mãe de 20/24 pinos, conector ATX12V.
- +12V3: Conectores PCIE1 e PCIE2.
- +12V4: Conectores PCIE3 e PCIE4.
Nós achamos que existem dois problemas aqui. O EPS12V é o único conector no barramento +12V1. Portanto se sua placa-mãe tem um conector EPS12V, use-o em vez do conector ATX12V. Isto oferecerá uma melhor distribuição de potência. Para o usuário comum com uma placa-mãe com apenas um processador uma melhor distribuição de potência seria com o conector ATX12V no barramento +12V1 junto com o conector EPS12V, mas provavelmente a OCZ não fez isso tendo em mente os usuários com dois processadores na máquina.
O segundo problema é o nome dos conectores PCIE. Se você tem apenas duas placas de vídeo em seu micro usando SLI ou Crossfire, você provavelmente conectará o plugue PCIE1 na primeira placa e o plugue PCIE2 na segunda placa. Afinal esta é a maneira como está rotulada. Você obterá uma melhor distribuição de potência se você conectar o cabo PCIE1 na primeira placa e o cabo PCIE3 (e não o cabo PCIE2) na segunda placa. Nós achamos que a OCZ/FSP deveria ter rotulado esses conectores de maneira diferente (ou seja, rotular o PCIE2 como “PCIE3” e o PCIE3 como “PCIE2”).
Porque isso é importante? A corrente máxima rotulada para cada barramento é o nível quanto o circuito de proteção de sobrecorrente (OCP) entra em ação (na verdade ele entra em ação no nível um pouco acima do rotulado). Se você tem duas placas de vídeo topo de linha conectadas no mesmo barramento e se elas juntas consumirem mais do que 240 W, a proteção contra sobrecorrente desligará a fonte, mesmo com seu micro teoricamente funcionando dentro de suas especificações. Colocando cada placa em um barramento separado evita que isto aconteça, já que agora você terá um limite de 240 W para cada placa (480 W no total).
Respostas recomendadas