

Por Dentro da OCZ ProXStream 1000 W
Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.
Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que na página seguinte discutiremos em detalhes a qualidade e as características dos componentes usados.
Nós podemos apontar várias diferenças entre esta fonte de alimentação e uma fonte genérica: a qualidade da construção da placa de circuito impresso; o uso de mais componentes no estágio de filtragem de transientes; a potência de todos os componentes; o projeto; etc.
Figura 4: Por dentro da OCZ ProXStream 1000 W.
Como mencionamos anteriormente, esta fonte de alimentação tem duas placas de circuito impresso, como você pode ver na Figura 5.
Figura 5: Por dentro da OCZ ProXStream 1000 W.
Na placa de baixo fica o primário desta fonte de alimentação mais a fonte de alimentação que produz a saída +5VSB – esta saída, também conhecida como standby, é sempre independente do resto da fonte de alimentação, sendo produzida por um circuito separado, pois esta saída fica ligada o tempo todo, ao contrário do resto da fonte de alimentação, que é ligada apenas quando você liga o seu micro. O primário inclui o estágio de filtragem de transientes, o PFC ativo e os transistores chaveadores.
Figura 6: Placa de circuito impresso inferior.
Na placa de circuito impresso superior nós temos o transformador e o secundário, que inclui retificadores, filtros e estágios de proteção.
Figura 7: Placa de circuito impresso superior.
Vamos dar uma olhada mais a fundo no primário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas