
Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Seasonic S12II Bronze 520 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU806 em seu estágio primário, capaz de fornecer até 8 A a 100°C. Em uma rede de 115 V esta fonte permitiria a você extrair até 920 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, essa fonte poderia entregar até 736 W sem que esse componente queimasse. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
Dois transistores de potência MOSFET FDP18N50 são usados no circuito PFC ativo, cada um capaz de fornecer até 18 A a 25°C ou 10,8 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 72 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência máxima de 265 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Este valor indica a quantidade de potência que é desperdiçada e, portanto, quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência.
Figura 10: Um dos transistores chaveadores, diodo do PFC ativo e transistores do PFC ativo.
Esta fonte de alimentação utiliza um capacitor japonês da Chemi-Con rotulado a 105° C para filtrar a saída do circuito PFC ativo. Isto é excelente, pois os capacitores japoneses são melhores e o fato ser rotulado a 105° C significa que sua vida útil é maior. No site da Seasonic há algo duvidoso. O fabricante incluiu um gráfico comparando capacitores sólidos a capacitores eletrolíticos convencionais, mas esta fonte não tem nenhum capacitor sólido. A presença deste gráfico pode induzir o usuário a achar que a fonte tem capacitores sólidos.
Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET FDP18N50 são usados. As principais especificações desses transistores já foram publicadas acima.
O primário é controlado por um controlador PWM/PFC ICE1CS02.
Figura 11: Controlador PWM/PFC.
Respostas recomendadas