

Análise do Secundário
Esta fonte utiliza quatro retificadores Schottky em seu secundário: um SBL4060PT e três SBL4040PT, todos eles capazes de fornecer até 40 A (20 A por diodo interno a 100°C).
Aqui podemos ver que esta fonte usa um projeto antigo. Fontes de alimentação modernas podem entregar mais corrente e potência das saídas de +12 V, pois o processador e as placas de vídeo são alimentadas com +12 V. Na Seventeam ST-420BKV, no entanto, a saída +5 V é a que tem o maior limite de corrente, um cenário típico de seis/sete anos atrás.
Como esta fonte é baseada na topologia meia-ponte, calcular a corrente máxima teórica de cada saída é fácil: basta somar as correntes máximas suportadas por todos os diodos conectados à linha para a qual você quer efetuar o cálculo.
A saída de +12V utiliza um SBL4040PT que pode fornecer até 480 W. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes, especialmente da bobina usada.
A saída de +5V utiliza dois SBL4040PT em paralelo e pode fornecer até 80 A ou 400 W. Em fontes atuais a saída de +12 V é que utiliza dois retificadores em paralelo, e não a saída de +5 V.
A saída de +3,3V é produzida por um SBL4060PT que pode fornecer até 132 W. Lembre-se sempre que a corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes, especialmente da bobina.
Figura 10: Retificadores de potência usados no secundário.
Figura 11: Retificadores de potência usados no secundário.
Apesar das linhas +5 V e +3,3 V terem retificadores separados, elas compartilham a mesma saída do transformador. Portanto a corrente máxima que essas linhas podem fornecer dependerá muito do transformador.
Na Figura 12 você pode ver o sensor térmico do secundário, que controla a velocidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura da fonte.
Figura 12: Sensor térmico encontrado no dissipador de calor do secundário.
Os capacitores eletrolíticos do dobrador de tensão são da Toshin Kogyo (TK), empresa japonesa que vende capacitores taiuaneses da OST remarcados, rotulados a 85° C. Todos os outros capacitores eletrolíticos também são taiuaneses, da CapXon (todos rotulados a 105° C).
Respostas recomendadas