

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Litepower 450 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte usa três pontes de retificação US4BK80R conectadas em paralelo em seu primário. Esta é a primeira vez que vimos uma fonte de alimentação usar três pontes em paralelo. Cada uma é capaz de fornecer até 4 A a 125° C quando um dissipador de calor é usado – que não é o caso. Sem um dissipador de calor instalado a corrente máxima cai para praticamente metade deste valor, 2,1 A a 30° C. Como três pontes são usadas, nós temos uma corrente máxima de 6,3 A a 30° C. Em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 725 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 580 W sem queimar esses componentes. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. O motivo pelo qual a FSP escolheu usar três pontes sem dissipadores de calor em vez de usar apenas uma com um dissipador de calor é um mistério que provavelmente só o departamento de contabilidade da empresa pode explicar.
Figura 9: Pontes de retificação.
No circuito PFC ativo dois transistores de potência MOSFET FDPF16N50 foram usados, cada um capaz de fornecer até 16 A a 25° C ou 9,6 A at 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou 64 A em modo pulsante a 25° C.
Figura 10: Transistores do PFC ativo e diodo.
O capacitor do PFC ativo é da Teapo e está rotulado a 85° C.
Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET FQPF13N50C são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada um é capaz de fornecer até 13 A a 25° C ou 8 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou 52 A em modo pulstantte a 25° C.
Figura 11: Transistores chaveadores.
Esta fonte usa um circuito integrado CM6805 para controlar o circuito PFC ativo e os transistores chaveadores.
Respostas recomendadas