Introdução
Tudo bem que o iPod shuffle não é exatamente uma novidade, já que ele foi lançado há mais de um ano (16 meses para sermos mais precisos). Mas com o lançamento do modelo de 2 GB no mês passado o preço das unidades de 1 GB caiu drasticamente, custando US$ 50 nos EUA e com preço sugerido de R$ 199 para o mercado brasileiro. Neste teste exploraremos este “brinquedinho”, que é o aparelho MP3 mais barato da Apple no momento.
O iPode Shuffle não é apenas o aparelho MP3 mais barato da Apple, mas também é o menor e o mais leve, medindo 2,73 cm x 4,12 cm x 1,05 cm (A x L x P) e pesando apenas 15,6 gramas, ideal para quem gosta de correr, andar de bicicleta ou malhar ouvindo música e não quer ter de carregar algo pesado no bolso ou simplesmente não gosta da ideia de exibir seu iPod toda vez que quiser selecionar uma música (este modelo não permite selecionar uma música específica, já que ele não tem uma tela de LCD), o que pode ser perigoso para habitantes de qualquer grande cidade brasileira.
De acordo com a Apple com 1 GB você pode armazenar até 240 músicas com qualidade de 128 Kbps no formato AAC. Claro que você pode armazenar mais ou menos dependendo da qualidade dos seus arquivos. O modelo de 2 GB pode armazenar até 500 músicas. Nós achamos que isto é mais do que o suficiente para o usuário médio, mas se você quer armazenar ainda mais músicas você terá de comprar um modelo diferente de iPod, como o iPod nano (4 GB ou 8 GB), o iPod touch (8 GB, 16 GB ou 32 GB) ou o iPod classic (80 GB ou 160 GB) ou comprar um aparelho MP3 de outro fabricante – se você conseguir encontrar um com o mesmo tamanho do shuffle.
Todos nós sabemos que os pontos fortes da Apple atualmente são design, poder da marca e marketing. Para alguns aficionados em equipamentos eletrônicos ter um produto da Apple é como ter uma Ferrari. O cuidado meticuloso da Apple com o design pode ser visto em muitos aspectos do iPod shuffle, começando com o design minimalista da caixa.
Figura 1: Caixa do iPod shuffle.
Figura 2: Caixa do iPod shuffle.
Outro cuidado meticuloso de marketing é o uso da frase “Projetado na Califórnia” (ao contrário de “Projetado nos EUA”) nos lugares onde a famosa frase “Made in China” está presente e também dentro da caixa, para deixar claro que você não tem um produto “Made in China” de baixa qualidade ou um aparelho MP3 que é similar aos outros encontrados por aí. É como se algum fabricante brasileiro colocasse “Projetado no Rio de Janeiro” em um produto fabricado na China. É ou não é uma grande sacada?
Figura 3: “Projetado na Califórnia”, grande sacada de marketing.
O iPod shuffle vem também com dois adesivos com a logomarca da Apple em branco.
Respostas recomendadas