Periféricos on-board
O chipset Intel X299 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub). Ele suporta oito portas SATA-600 com suporte RAID (0, 1, 10 e 5).
A ASRock Fatal1ty X299 Professional Gaming i9 oferece essas oito portas SATA-600, mais duas portas controladas por um chip ASMedia ASM1061. Todas as portas SATA-600 ficam localizadas na borda da placa e rotacionadas em 90 graus, de forma que placas de vídeo não as bloqueiem. Três portas SATA-600 (com numeração 0, 1 e 7) são compartilhadas com os slots M.2 e, com isso, se um slot M.2 for usado com um SSD padrão SATA, a respectiva porta SATA será desabilitada.
O chipset Intel X299 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A ASRock Fatal1ty X299 Professional Gaming i9 oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores na placa-mãe. A placa-mãe oferece seis portas USB 3.0 (também chamadas USB 3.1 Geração 1), quatro soldadas no painel traseiro e quatro portas disponíveis em dois conectores na placa-mãe (utilizando um chip ASMedia ASM1074 para duplicar duas portas oferecidas pelo chipset).
A Fatal1ty X299 Professional Gaming i9 oferece ainda três portas USB 3.1 Geração 2, duas no painel traseiro (uma tipo A e uma tipo C) e uma localizada em um conector na placa-mãe, controladas por um chip ASMedia ASM3142.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1, gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1220, que oferece uma relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e 108 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits e taxa de amostragem de 192 kHz. Trata-se de um codec topo de linha e essas especificações são excepcionais até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico. Além disso, o circuito de áudio utiliza capacitores específicos para áudio japoneses da Nichicon e amplificador para fones de ouvido TI NE5532. A placa-mãe também vem com o software Creative Sound Blaster Cinema 3.
As saídas de áudio analógico são independentes e banhadas a ouro, e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board.
A seção de áudio da placa-mãe é fisicamente separada do resto da placa (repare a trilha transparente na Figura 5) para diminuir o nível de ruído e ajudar com que o codec atinja a sua relação sinal/ruído teórica.
A placa-mãe analisada tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel i219V e outra controlada por um chip Intel i211AT. Um dos destaques da placa-mãe é a presença de uma interface 10G Ethernet (10 Gbit/s), controlada por um chip Aquantia AQC107. Esta porta em velocidade dez vezes superior à de uma porta Gigabit Ethernet.
Além disso, ela vem com um adaptador de rede sem fio M.2 IEEE 802.11ac Intel 3168NGW, com duas antenas e também suportando Bluetooth 4.2, que pode ser visto com sua blindagem aberta na Figura 6.
Figura 6: placa de rede sem fio
Na Figura 7 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para mouse ou teclado, duas portas USB 2.0, os conectores para antenas de rede sem fio, botão BIOS Flashback, botão clear CMOS, quatro portas USB 3.0 (azul escuro), duas portas Gigabit Ethernet (pretas), uma porta 10G Ethernet (vermelha), uma porta USB 3.1 tipo C, uma porta USB 3.1 Geração 2 tipo A (azul claro), uma saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.
Figura 7: painel traseiro da placa-mãe
Respostas recomendadas