Periféricos on-board
O chipset Intel H270 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Duas dessas portas são compartilhadas com os slots M.2.
As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e são rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.
Figura 6: as seis portas SATA-600
O chipset Intel H270 suporta 14 portas USB 2.0 e oito portas USB 3.0. A ASRock H270 Performance oferece sete portas USB 2.0, duas no painel traseiro e cinco disponíveis em três conectores localizados na placa-mãe. Há oito portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo quatro delas no painel traseiro (três tipo A e uma tipo C) e quatro disponíveis em dois conectores.
A ASRock H270 Performance não traz portas USB 3.1, FireWire nem Thunderbolt.
Esta placa-mãe traz um circuito de áudio topo de linha. Ela utiliza um codec Realtek ALC1220, que fornece áudio 7.1 com relação sinal/ruído de 120 dBA nas saídas analógicas. Infelizmente nós não encontramos mais informações sobre este codec. Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos, o que reduz a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF óptica. Há ainda um aplificador operacional TI NE5532 para a saída frontal para fones de ouvido. Além disso, a placa vem com o software Creative Sound Blaster Cinema 3, que promete som 3D mais realista.
A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I219V.
Na Figura 6, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, uma saída VGA, uma saída DVI-D, uma saída HDMI, uma porta Gigabit Ethernet, uma porta USB 3.0 tipo C, três portas USB 3.0 tipo A, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.
Figura 7: painel traseiro
A H270 Performance possui LEDs em torno do dissipador do dissipador do chipset e no escudo plástico que cobre parte da placa-mãe. Esses LEDs podem ser programados para qualquer cor ou padrão de iluminação por meio de um software, ou selecionados no setup da placa-mãe. Há ainda um conector para instalação de LEDs RGB no gabinete.
Na Figura 9, podemos ver os acessórios que acompanham a ASRock H270 Performance.
Figura 8: acessórios
Respostas recomendadas