×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX


     15.228 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX
Produto Recomendado

Introdução

A ASRock X299 Taichi CLX é uma nova placa-mãe topo de linha para os processadores da plataforma HEDT (high-end desktop) da Intel, também chamada série X, baseada no soquete LGA2066. Ela inclui quatro slots PCI Express 3.0 x16, dez portas SATA-600, três slots M.2, interface Wi-Fi, controlador de áudio topo de linha e uma porta USB 3.2 Gen 2x2. Vamos dar uma boa olhada nesta placa-mãe.

Embora a plataforma HEDT atual da Intel, a X299 (que utiliza soquete LGA2066), já tenha sido lançada há mais de dois anos, ela continua firme e forte, com o recente lançamento dos processadores Cascade Lake-X, como o Core i9-10980XE, que é agora o modelo mais topo de linha da plataforma. A grande novidade destes processadores é, na verdade, a grande queda de preços em relação aos modelos da geração anterior, o que trouxe mais competitividade contra os seus concorrentes diretos da série Ryzen Threadripper, da AMD.

As principais vantagens dessa plataforma HEDT em relação à plataforma principal ("mainstream") são o acesso à memória em quatro canais (a plataforma LGA1151 suporta dois canais), o número de pistas PCI Express controladas pelo processador (até 48 pistas, contra 16 na plataforma principal), além de suportar processadores com maior quantidade de núcleos (atualmente, o processador topo de linha da plataforma principal, o Core i9-9900KS, traz "apenas" oito núcleos, enquanto o Core i9-10980XE traz 18).

Com isso, a ASRock lançou recentemente uma nova placa-mãe para esta plataforma, trazendo recursos atuais como Wi-Fi 6 e USB 3.2 Gen 2x2, que suporta transferências de até 20 Gbit/s.

Na Figura 1, podemos ver a placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.

X299TaichiCLX-01.jpg
Figura 1: a placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
50 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Excelente review, só acho que seria interessante @Rafael Coelho especifica o esquema em que o VRM trabalha, pois vocês citam "13" fases, más não é especificado se o VRM trabalha em 8+3, 6(6x2 com doublers)+1 etc. Acho que seria interessante isto.

 

Neste caso, são 12 (6x2) fases para os núcleos o uma fase para o "SoC". Assim, são (6x2)+1.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como ganhar dinheiro montando computadores!

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!