Conclusões
A longevidade da plataforma X299 é uma boa surpresa, principalmente se considerarmos a queda de preços nos processadores Intel série X de décima geração (Cascade Lake-X), em relação aos modelos anteriores. Assim, faz sentido o lançamento de um novo modelo de placa-mãe baseada neste chipset, mesmo mais de dois anos depois do lançamento dos primeiros modelos de placas-mãe soquete LGA2066.
A ASRock X299 Taichi CLX é uma placa-mãe robusta, completa e que traz praticamente todos os recursos presentes nos modelos mais recentes de diferentes plataformas. Dentre estes recursos recentes, podemos citar a presença da porta USB 3.2 Gen 2x2, que possibilita taxas de transferência de até 20 Gbit/s, e a placa de rede sem fio padrão Wi-Fi 6.
Outros destaques são a configuração com quatro slots PCI Express 3.0 x16, o circuito de áudio topo de linha, os três slots M.2 com dissipadores, a placa de rede Ethernet 2.5G, o mostrador de códigos de erro do POST, os botões Clear CMOS, reset e liga/desliga, bem como o regulador de tensão de alta qualidade, com componentes topo de linha.
Seu preço pode ser visto como seu único ponto negativo, mas podemos considerar que está dentro do esperado para uma placa-mãe topo de linha para a plataforma HEDT.
Assim, a ASRock X299 Taichi CLX é uma excelente placa-mãe para quem pretende montar um computador topo de linha para trabalho ou para jogos, utilizando um processador LGA2066.
Respostas recomendadas