Introdução
Demos uma olhada na M2N-E SLI, placa-mãe da ASUS para processadores AMD soquete AM2, baseada no chipset nForce 500 SLI da NVIDIA. Trata-se de uma placa-mãe intermediária, sem vídeo on-board, com bons recursos de overclock, suporte a SLI, mas sem muita "perfumaria" a mais, como soluções de refrigeração com dissipadores exóticos, monitores secundários LCD, ou coisas do gênero.
Figura 1: ASUS M2N-E SLI.
De cara percebemos o grande dissipador passivo (isto é, sem ventoinha) que refrigera o chipset. O nForce 500 SLI usa um único chip em vez de dois (ponte norte e ponte sul) e o dissipador usado pela ASUS, apesar de grande, é baixo e trabalha bem quente.
Figura 2: Visão geral da placa.
Entre o soquete do processador e o primeiro slot PCI Express x16 fica o conector de alimentação principal da placa-mãe, de 24 pinos (ATX 2.x). Essa, como sabemos, não é a melhor posição, visto que o grosso cabo da fonte pode atrapalhar a refrigeração do processador.
A M2N-E SLI possui também duas portas IEEE 1394a (FireWire), uma diponível no painel traseiro e uma internamente na placa.
Figura 3: Placa vista de outro ângulo.
Respostas recomendadas