Introdução
A Gigabyte G31M-ES2C é uma placa-mãe de baixo custo para processadores Intel soquete LGA775 baseada no chipset Intel G31, que é atualmente o chipset mais simples da Intel, aceitando os atuais processadores de 45 nm e barramento de 1.333 MHz, além de memórias de 800 MHz em dois canais. Essa placa-mãe, porém, aceita barramento de até 1.600 MHz (em overclock).
O chipset Intel G31 utiliza exatamente o mesmo motor gráfico do chipset Intel G33, chamado Intel Graphics Media Accelerator 3100. Este motor gráfico roda a 400 MHz e é DirectX 9 (Shader 2.0) com apenas duas unidades de sombreamento de pixels, não possuindo sombreamento de vértices (esta etapa é efetuada pelo processador da máquina). Como você pode ver, o vídeo on-board tanto o G31 quanto o G33 está extremamente defasado, usando tecnologia de duas gerações atrás.
As diferenças entre os chipsets Intel G31 e Intel G33 são o suporte a memórias no G33 (que depende do fabricante da placa-mãe colocar ou não soquetes DDR3 na placa, sendo que a maioria não coloca) e o chip ponte sul usado. O G31 é combinado com um chip ponte sul da série ICH7, enquanto que o G33 é combinado com um chip ponte sul da série ICH9. A diferença entre o ICH7 e o ICH9 está no número de portas USB (12 no ICH9 e oito no ICH7), na presença de porta IDE paralela (não presente no ICH9 mas presente no ICH7 o que é, portanto, uma vantagem da placa que olhamos) e seis portas SATA-300 no ICH9R (mas quatro portas nas demais versões).
O principal recurso propagandeado na embalagem dessa placa-mãe é o "Easy Energy Saver" (algo como "poupador fácil de energia"), que, segundo a Gigabyte, ajusta a alimentação do processador de acordo com a necessidade, reduzindo o consumo elétrico quando o processador está ocioso.
Figura 1: Caixa.
O modelo que analisamos foi fabricado na Zona Franca de Manaus pela Teikon (portanto a Digitron não é a única fábrica produzindo placas-mães Gigabyte localmente).
Figura 2: Detalhe da caixa.
Em termos gerais, trata-se de uma placa-mãe simples e barata, mas com alguns detalhes interessantes, como o de economia de energia que citamos acima, além de outros como o "Dual BIOS", que provê dois chips indepententes de BIOS, sendo que o primeiro funciona normalmente e pode ser atualizado, enquanto o segundo é de reserva e entra em ação automaticamente quando o primeiro falha, recuperando o BIOS original. Dessa forma, você pode atualizar o BIOS com tranquilidade, sabendo que não perderá a placa-mãe caso algum problema (uma queda de energia, por exemplo) aconteça durante o processo.
Figura 3: A G31M-ES2C.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos detalhes dessa placa-mãe.
Respostas recomendadas