Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP


     49.456 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Produto Recomendado

Alguns Recursos

O som on-board é de seis canais e controlado pelo chipset em conjunto com o novo codec ALC658 da Realtek. Este novo codec tem as mesmas características do ALC650, só que ele tem uma relação sinal/ruído de 100 dB, contra 90 dB do ALC650. Trocando em miúdos, este codec pode ser considerado de nível profissional, já que o nível de ruído dele é imperceptível, podendo ser usado para aplicações profissionais sem medo (para você ter uma idéia, a SoundBlaster Live! tem uma relação menor, de 96 dB). Esta placa tem saídas SPDIF coaxial e óptica, disponíveis em adaptador a parte, que também tem saídas separadas para o canal traseiro, central e de subwoofer, facilitando a instalação de sistemas de caixas de som surround 5.1.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 6: Saídas SPDIF coaxial e óptica e saídas independentes para canais traseiros, central e subwoofer.

Uma novidade desta placa-mãe é ser a primeira placa-mãe que vimos usando o novo padrão FireWire de 800 Mbit/s, chamado IEEE1394b. Isto equivale a uma taxa de transferência máxima teórica de 100 MB/s. O FireWire padrão transfere a 400 Mbit/s ou 50 MB/s. Só para comparação, portas USB 2.0 transferem a 480 MB/s ou 60 MB/s e portas USB 1.1 transferem a 12 Mbit/s ou 1,5 MB/s. Ou seja, este novo padrão FireWire é 66,67% mais rápido do que portas USB 2.0.

A placa usa dois chips da Texas Instruments para controlar suas portas FireWire: TSB81BA3 e TSB82AA2. A placa tem três portas, sendo que o cabo adaptador que vem com a placa tem só duas portas apenas (uma porta fica sobrando na placa-mãe). No cabo adaptador, um dos conectores é o FireWire padrão (para dispositivos de 400 Mbit/s), enquanto o segundo conector é o do novo padrão de 800 Mbit/s, que usa um conector diferente, como você pode conferir na Figura 8. Outra novidade desta placa é ter os conectores FireWire e USB 2.0 em um único adaptador, diminuindo um pouco o número de adaptadores a serem presos ao gabinete.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 7: Chips Texas Instruments das portas FireWire de 800 Mbit/s (IEEE1394b).

A placa tem seis portas USB 2.0, sendo duas soldadas sobre a placa-mãe e quatro através de cabo adaptador, que acompanha a placa.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 8: Adaptadores das portas FireWire e USB.

A placa vem ainda com adaptador para colocar as portas Serial ATA do lado de fora do micro, bem como um plugue de alimentação, como você confere na Figura 9. Este adaptador é útil para transformar um disco rígido Serial ATA interno em externo.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 9: Adaptador Serial ATA.

A Gigabyte K8NNXP Ultra tem ainda o tradicional recurso da Gigabyte de ter dois BIOS. Caso o BIOS principal seja apagado por um vírus ou por um upgrade feito de forma incorreta, há como recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 10: Dois BIOS.

Os conectores do painel frontal desta placa-mãe segue o padrão das demais placas-mães da Gigabyte, isto é, são coloridos, facilitando a identificação dos plugues na hora da montagem do micro. Você pode ver isto na Figura 5.

O CD-ROM que vem com a placa é o tradicional da Gigabyte, trazendo o Norton Internet Security 2003 de graça, que é um pacote contendo os seguintes programas: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Spam Alert e Norton Parental Control.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!