Slots
A principal novidade do chipset X570 é o suporte ao padrão PCI Express 4.0. Nas plataformas anteriores, as pistas controladas pelo processador eram PCI Express 3.0 e as controladas pelo chipset eram PCI Express 2.0.
Como toda placa-mãe Mini-ITX, a Gigabyte X570 I AORUS PRO WIFI vem com apenas um slot PCI Express 4.0 x16. Note que este slot só funcionará no padrão PCI Express 4.0 se o processador utilizado for um Ryzen de terceira geração; caso contrário ele trabalhará no padrão PCI Express 3.0. Se você instalar um processador com vídeo integrado, ele funcionará na velocidade x8. Este slot é coberto por uma armadura metálica que ajuda a reduzir interferências eletromagnéticas, além de aumentar a resistência mecânica do slot.
Há ainda três slots M.2, dois para SSDs e um onde uma placa de rede sem fio já vem instalada.
O primeiro slot M.2 para SSDs fica sobre o dissipador do chipset (na verdade, uma segunda peça de radiador, com uma ventoinha, fica em cima este slot). O segundo slot M.2 para SSDs está localizado no lado da solda da placa-mãe.
Estes dois slots são tamanho 2280 e suportam PCI Express 4.0 x4 e SATA-600. Eles só serão compatíveis com PCI Express 4.0 caso seja utilizado um processador Ryzen de terceira geração, caso contrário eles trabalharão como PCI Express 3.0.
Obviamente, não há suporte às tecnologias CrossFire e SLI.
Figura 3: slot PCI Express x16
A Figura 4 mostra o primeiro slot M.2 com o dissipador auxiliar removido. É necessário retirá-lo para acessar o slot M.2 e, embora o dissipador superior não fique em contato com o SSD instalado, a ventoinha presente na peça ajuda a resfriá-lo.
Figura 4: slot M.2 com o dissipador removido
O segundo slot M.2, que fica no lado "de baixo" da placa-mãe, pode ser visto na Figura 5.
Figura 5: slot M.2 no lado da solda
Respostas recomendadas