Conclusões
Computadores compactos e de alto desempenho são realmente muito bacanas. E, para montar um, é necessário uma boa placa-mãe Mini-ITX. A Gigabyte X570 I AORUS PRO WIFI é um excelente exemplo, trazendo inúmeros recursos que permitem que a classifiquemos como um modelo topo de linha.
O dissipador do chipset com ventoinha que também ajuda na dissipação do calor do slot M.2 é um dos recursos engenhosos que se vê neste tipo de placa-mãe, bem como o dissipador dos transistores do circuito regulador de tensão que se integra com a tampa do painel traseiro, fazendo parecer tudo uma coisa só.
A presença de uma placa de rede sem fio Wi-Fi 6 é um recurso muito bem vindo, e o circuito de áudio topo de linha é outro destaque. O suporte a overclock é razoável para uma placa-mãe compacta, já que obviamente é necessário uma placa-mãe bem maior para trazer os componentes necessários a um overclock extremo. Mesmo assim, o circuito regulador de tensão utiliza componentes de primeira linha e deve dar conta até de processadores bem "famintos" por energia.
O fato de trazer o mais recente e avançado chipset da AMD é a cereja no bolo, permitindo que a placa-mãe seja compatível com PCI Express 4.0.
Por tudo isso, se você pretende montar um computador com um processador Ryzen de terceira geração em um gabinete padrão Mini-ITX e não abre mão de utilizar todos os recursos mais atuais, como o padrão PCI Express 4.0, a Gigabyte X570 I AORUS PRO WIFI é uma excelente opção.
Respostas recomendadas