Introdução
A Z68MA-D2H-B3 é uma placa-mãe padrão micro-ATX da Gigabyte para processadores Intel soquete LGA1155, que vem com duas portas USB 3.0, duas portas SATA-600 e é compatível com a tecnologia Virtu. Vamos conferir os recursos oferecidos por essa placa-mãe.
A Gigabyte oferece nada menos do que 20 modelos de placas-mãe que usam o chipset Intel Z68, a maioria no formato ATX. A Z68MA-D2H-B3 é uma das placas mais básicas, superando apenas a Z68M-D2H, que é a placa-mãe mais simples da Gigabyte baseada neste chipset, pela presença de duas portas USB 3.0. Apesar de básica, a Z68MA-D2H-B3 tem vários recursos interessantes, que abordaremos ao longo desse artigo “Primeiras Impressões”.
O chipset Intel Z68 é basicamente um P67 com dois novos recursos. Primeiro, a tecnologia Intel Smart Response (SRT), que permite ao usuário acelerar o desempenho de disco usando uma unidade SSD como cache de um disco rígido convencional (isto é, mecânico). Esta tecnologia armazena na unidade SSD os programas e arquivos mais acessados pelo o usuário. Clique aqui para aprender mais sobre esta tecnologia.A segunda tecnologia incluída no Intel Z68 é uma conexão de vídeo entre o processador e o chipset, chamada FDI (Flexible Display Interface ou Interface de Vídeo Flexível). Esta conexão estava disponível no chipset H67 e similares, mas não no chipset P67. Os processadores soquete LGA1155 têm um chip gráfico integrado, mas o P67 não permite que ele seja utilizado, por ser um chipset voltado para os usuários que utilizarão uma placa de vídeo “de verdade” em vez do vídeo “on-board”. Com o Z68, o uso do chip gráfico integrado é possível se o fabricante da placa-mãe incluir os conectores na placa. Desta forma, a Intel não lançará um chipset “H68”.
A principal razão para esta mudança foi que a Intel licenciou um software da Lucidlogix chamado Virtu, que permite ao computador chavear dinamicamente entre placas de vídeo dependendo do que usuário estiver fazendo no computador. Em um cenário típico, este software fará com que o micro utilize o motor gráfico integrado no processador quando o usuário não estiver rodando jogos, em vez de usar a placa de vídeo avulsa, permitindo que ele economize energia, pois o motor gráfico integrado no processador consome menos que placas de vídeo avulsas. Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68, o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu, e a placa-mãe deve ter os conectores de vídeo soldados nela.
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte Z68MA-D2H-B3
Respostas recomendadas