Periféricos on-board
O chipset AMD B350 é uma solução de chip único. Ele oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1 e 10). A B350 TOMAHAWK traz apenas quatro destas portas.
As portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, conforme podemos ver na Figura 4. Duas delas são rotacionadas em 90 graus, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo.
Figura 4: as quatro portas SATA-600 controladas pelo chipset
O chipset AMD B350 suporta seis portas USB 2.0, duas portas USB 3.0 (também chamadas de USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Há ainda quatro portas USB 3.0 controladas diretamente pelo processador.
A MSI B350 TOMAHAWK oferece seis portas USB 2.0, duas localizadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também oferece oito portas USB 3.0, quatro no painel traseiro da placa-mãe (controladas pelo processador, sendo três tipo A e uma tipo C) e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe (controladas pelo chipset).
Embora o chipset suporte duas placas USB 3.1 Geração 2, a placa-mãe infelizmente não oferece essas portas.
A MSI B350 TOMAHAWK não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, usando um codec Realtek ALC892. As especificações técnicas do Realtek ALC892 incluem relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, relação sinal/ruído de 90 dB para as entradas analógicas, taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas e resolução de 24 bits. As especificações são boas para o usuário comum, mas se você trabalha profissionalmente com edição de áudio deve procurar por uma placa-mãe que ofereça relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica.
A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111H.
Na Figura 6 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, saída DVI-D, saída VGA, saída HDMI, uma porta USB 3.0 tipo C, três portas USB 3.0 tipo A, uma porta Gigabit Ethernet e conectores de áudio analógico. Note que as saídas de vídeo só são utilizadas no caso de você utilizar um dos futuros processadores soquete AM4 com vídeo integrado.
Figura 5: painel traseiro da placa-mãe
A MSI B350 TOMAHAWK tem um sistema de iluminação por LED em vários pontos da placa-mãe, com cores programáveis. Ela também suporta a instalação de fitas de LED RGB.
Na Figura 6, você pode ver o conjunto simples de acessórios que vem com a MSI B350 TOMAHAWK.
Figura 6: Acessórios
Respostas recomendadas