Conclusões
A MSI B350 TOMAHAWK oferece os recursos que a maioria dos usuários precisa, mas fica um pouco limitada por trazer apenas quatro portas SATA-600 e por não oferecer portas USB 3.1 Geração 2 (apesar do chipset dar suporte a essas portas). O codec de áudio é bom para a maioria dos usuários, mas não oferece qualidade suficiente para aplicações profissionais em áudio analógico. As opções de overclock são bastante limitadas. Em todos estes pontos, ela é inferior à Gigabyte AB350-Gaming 3, que utiliza o mesmo chipset. A vantagem da B350 TOMAHAWK é o preço, um pouco mais em conta.
Outras limitações desta placa-mãe são na verdade impostas pelo chipset, como a presença de apenas um slot PCI Express 3.0 x16 (o que torna ela uma boa escolha apenas para quem não pretende instalar mais de uma placa de vídeo), o fato de não trazer nenhum outro slot PCI Express 3.0 (que pode ser um fator limitante de desempenho para SSDs que usem o formato PCI Express 3.0 x4) e a presença de apenas um slot M.2 suportando PCI Express 3.0 x4. Assim, essas são limitações que você vai encontrar em praticamente todas as placas-mãe baseadas neste chipset.
De qualquer forma, para quem pretende montar um computador baseado em um processador AMD soquete AM4, e não vai utilizar mais do que uma placa de vídeo nem um SSD no formato PCI Express 3.0 x4, a MSI B350 TOMAHAWK pode ser uma boa escolha se o seu foco for na relação custo/benefício.
Respostas recomendadas