Introdução
A AN35 Ultra da Shuttle, usa o chipset topo de linha da NVIDIA, o nForce 2 Ultra 400, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelos novos modelos de Athlon XP (3200+ e superiores).
A AN35 é uma série de quatro modelos de placas-mães: AN35-400, AN35N-400, AN35 Ultra e AN35N Ultra. O "N" indica rede on-board. Já a diferença do modelo "400" para o modelo "Ultra" é o chipset usado: nForce 2 400 ou nForce 2 Ultra 400. A diferença entre esses dois modelos é a presença do esquema DDR Dual Channel no modelo Ultra, fazendo com que a placa-mãe obtenha um desempenho superior. A placa-mãe que testamos era a AN35N Ultra.
O principal atrativo da série nForce 2 é usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, assim como na maioria das placas-mães baseadas no nForce 2, os soquetes 1 e 2 compatilham o canal A e o soquetes 3 representa o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 ou 2 e o outro módulo no soquete 3. Para facilitar, a Shuttle usou a cor azul nos soquetes 2 e 3, e preto no soquete 1. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes azuis que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel. Note que a numeração dos soquetes dessa placa-mãe pode ser diferente da numeração usada por outras placas-mães baseadas no nForce 2. Nesta placa, o soquete 3 é o soquete mais afastado, o soquete 2 é o soquete do meio e o soquete 1 é o soquete ao lado do soquete 2.
Figura 1: Placa-mãe Shuttle AN35N Ultra.
Esta placa-mãe é bem simples se comparada a outras placas-mães que usam o chipset nForce 2 Ultra 400, pois ela não tem nenhuma "frescura" adicional, como RAID, FireWire e portas Serial ATA – fato que contribui para o baixo preço desta placa-mãe. Mas ela tem som on-board de seis canais (usando o excelente codec Realtek ALC650) e rede on-board (Realtek RTL8201BL), além de seis portas USB 2.0. Como explicamos antes, a rede é opcional, presente no modelo que testamos.
O som on-board da placa tem saída SPDIF e saídas independentes para os canais central e de subwoofer, só que a placa não vem com o plugue adaptador necessário para usar essas saídas. Ou seja, na placa só há os pinos correspondentes, e ela não vem com o adaptador necessário.
O CD que vem com a placa é careta, vindo somente com os utilitários e drivers.
Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.
Respostas recomendadas