Ir ao conteúdo
Placa-Mãe VIA P4PB Ultra
Produto Recomendado

Introdução

A P4PB Ultra é a mais nova placa-mãe da VIA para a plataforma soquete 478 baseada no chipset P4X400. Nós já testamos o modelo P4PB-400 da VIA e a diferença entre os modelos P4PB-400 e P4PB Ultra é, basicamente, a existência de duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais no modelo P4PB Ultra, além de um conjunto maior de recursos extras (cabos IDE redondos e dispositivo leitor de cartões de memória), que estaremos discutindo adiante. O modelo P4PB-400-FL tem ainda duas portas FireWire, recurso não existente no modelo P4PB Ultra (em compensação a P4PB Ultra tem as duas portas IDE adicionais).

A VIA está destinando a P4PB Ultra ao mercado topo de linha, e com isso a caixa dessa placa-mãe recebeu um acabamento gráfico de qualidade superior e com uma alça para o seu transporte, sendo maior do que o tamanho convencional, como mostramos na Figura 1.

 



Figura 1: Caixa da P4PB Ultra.

Na Figura 2 nós vemos a placa-mãe em si.

 



Figura 2: Placa-mãe VIA P4PB Ultra.

Na Figura 3 nós damos uma olhada nas duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, que são controladas pelo chip PDC20276 da Promise.

 



Figura 3: Detalhe da placa-mãe VIA P4PB Ultra.

Essa placa-mãe vem com um jogo de cabos IDE redondos vermelhos. Esses cabos melhoram a ventilação interna do gabinete do micro.

 



Figura 4: Cabos IDE redondos que acompanha a P4PB Ultra.

As principais características da P4PB Ultra, por ser baseada no P4X400, é ter suporte ao barramento AGP 8x e memórias DDR400/PC3200. Ela tem rede on-board (chip VIA VT6103), som on-board de seis canais (chip C-Media CMI8738) com saídas SPDIF coaxial e óptica, dez portas USB 2.0 (isso mesmo, dez) e interface para dispositivo leitor de cartões de memória. Junto com a placa-mãe vem o dispositivo leitor de cartões de memória, que conferimos na Figura 5.

 



Figura 5: Dispositivo leitor de cartões de memória que acompanha a P4PB Ultra.

Junto com essa placa-mãe vem também um adaptador que converte fontes de alimentação ATX em ATX12V. Ou seja, apesar de essa placa-mãe necessitar de uma fonte ATX12V ("fonte para Pentium 4") é possível usar uma fonte de alimentação ATX convencional e "convertâ-la" para ATX12V através do cabo adaptador que acompanha a placa. Esse cabo nós vemos na Figura 6.

 



Figura 6: Cabo que transforma uma fonte ATX em ATX12V.

Antes de irmos a nossos testes de desempenho, vamos dar uma recapitulada nas características dessa placa-mãe

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!