Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe Foxconn A690GM2MA


     78.356 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Teste da Placa-Mãe Foxconn A690GM2MA

Conclusões

É sempre importante ter em mente o público-alvo de um determinado produto. A Foxconn A690GM2MA e o AMD 690G são claramente voltados para micros para visualização e geração de conteúdo multimídia (“casa digital” ou “PC de entretenimento digital”, como queira), onde jogos não são o fator mais importante. Para este classe de micros, qualidade de vídeo, opções de conectividade e tamanho são fatores mais relevantes.

Esta placa-mãe tem suporte para dois monitores de vídeo, o que é excelente. Nas placas-mães com vídeo on-board baseada em outros chipsets você precisa comprar uma placa de vídeo avulsa se quiser ter mais de um monitor de vídeo.

Esta placa-mãe tem duas vantagens em relação às seus concorrentes. Primeiro o suporte completo para caixas de som analógicas 7.1, oferecendo seis conectores de áudio independentes em seu painel traseiro. Algumas outras placas-mães (como a ASUS V2A-VM) têm apenas três conectores, tornando-se impossível conectar um sistema de caixas de som analógicas 7.1 e ainda “mata” as entradas mic in e line in quando um sistema analógico 5.1 é usado. A segunda vantagem é que ela tem quatro soquetes de memória, permitindo a você adicionar mais memória no micro. Algumas placas-mães com chipset AMD 690G, como a ECS AMD690GM-M2 e a MSI K9AGM2 (AMD 690G), têm apenas dois soquetes de memória e se você quiser fazer uma expansão de memória no futuro precisará remover seus módulos antigos e instalar módulos novos, não podendo, portanto, ficar com os módulos antigos.

Por outro lado, nós esperávamos mais desta placa-mãe. Esta placa-mãe tem alguns sérios pontos negativos para uma placa-mãe destinada à edição de áudio e vídeo digital.

Primeiro, a qualidade da entrada de áudio não é boa o suficiente para os padrões de hoje. Esta placa fornece apenas 85 dB em sua entrada de áudio e você precisa de pelo menos 95 dB. Por esta razão, evite esta placa-mãe caso queira montar um micro para trabalhar com captura e edição de áudio analógico (por exemplo, converter fitas VHS, fitas-cassete, LPs, etc para o formato digital).

Segundo, esta placa-mãe não tem conectores SPDIF on-board e apesar de a placa oferecer um conector interno para SPDIF, ela não vem com um adaptador SPDIF, dificultando a vida dos usuários que querem conectar seus micros ao seus receivers de home theater. Ela deveria ou ter os conectores SPDIF soldados na placa ou vir com este adaptador.

E terceiro, esta placa-mãe oferece saída S-Vídeo, porém você precisará de um adaptador que não com a placa para pode usá-la.

E finalmente, o desempenho. Apesar de ela ter obtido um bom desempenho geral para programas comuns – ou seja, um bom desempenho para rodar programas de escritório do dia-a-dia com Word e Excel – ela obteve um desempenho de jogos muito abaixo do que outras placas-mães com chipset AMD 690G que incluímos em nosso teste.

Em nossa metodologia sempre deixamos a quantidade de memória de vídeo que é “roubada” da memória RAM em seu valor padrão, limpando a memória de configuração CMOS. Nesta placa-mãe este valor era de 128 MB, enquanto que em outras placas-mães com chipset AMD 690G esta opção estava configurada como “auto”, opção esta não disponível na placa-mãe testada.

A boa notícia é que esta placa-mãe terá um desempenho muito próximo de uma placa-mãe topo de linha se você desabilitar seu vídeo on-board e instalar uma placa de vídeo “de verdade” nela, sendo um ótimo produto para usuários que querem instalar uma placa de vídeo avulsa depois. Como esta placa-mãe tem duas saídas de vídeo, você pode inclusive deixar seu vídeo on-board habilitado para conectar seu micro a quatro monitores independentes, dois conectados na placa-mãe e dois na placa de vídeo avulsa.

Porém, não espere um bom desempenho 3D de nenhuma placa-mãe com vídeo on-board: mesmo a placa de vídeo mais simples disponível no mercado hoje, como é o caso da GeForce 6200 TurboCache com interface de 64 bits, é muito mais rápida.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

alguem ae sabe se já tem essas placas aqui no brasil?

c ja tem ela no brasi eu não sei, mais abriu uma empresa da foxconn aqui em jundiai interior de sp, eu faço serviços de internet pra eles, acredito eu que tenha a placa aqui sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!