Introdução
Hoje testamos a placa-mãe Mini-ITX ECS HDC-I, que vem com um processador AMD E-350 soldado, duas portas USB 3.0, Wi-Fi e outros recursos. Confira!
O AMD E-350 é um processador de dois núcleos com chip gráfico integrado. Na verdade, a AMD chama esses processadores de APUs (Accelerated Processing Unit, Unidade de Processamento Acelerado). Em nossos artigos e testes, nós continuaremos chamando esses produtos de processadores. O primeiro anúncio da AMD de que eles estariam criando um processador com vídeo integrado foi em 2006, e eles batizaram essa ideia de “Fusion”. A Intel, porém, copiou essa ideia e lançou processadores com vídeo integrado no início de 2010, dentro de sua série Core i.
Enquanto os processadores da série A são voltados ao mercado de computadores de mesa médios (leia nosso teste do A8-3850 aqui), a série E é voltada a computadores de baixo consumo. Essa plataforma é chamada internamente de “Brazos,” enquanto essa família de processadores tem o codinome “Zacate”. Os núcleos de processamento são chamados “Bobcat”. Ainda há a série “Ontario” (série C) que tem TDP e clocks ainda mais baixos.
Lembre-se que, embora sejam competidores dos processadores Atom da Intel, os núcleos Bobcat têm pouco em comum com estes. Enquanto o Atom usa uma arquitetura com execução de instruções em ordem (assim como os processadores “Jurássicos”, como o Pentium original), o AMD Bobcat executa instruções fora de ordem, o que permite que eles sejam mais rápidos, mesmo com o mesmo clock.
O processador E-350 tem clock de 1,6 GHz, dois núcleos de processamento, são fabricados com processo de 40 nm e têm dissipação térmica (TDP) de 18 W. O cache L2 de 512 KB por núcleo funciona na metade do clock do núcleo, de forma a consumir menos energia. O chip gráfico integrado nesse chip é chamado Radeon HD 6310, com 80 núcleos de processamento, funcionando a 500 MHz. Ele é compatível com DirectX 11 e suporta UVD3 (Unified Video Decoder 3), que aumenta o desempenho de vídeo 2D por implementar decodificação de vídeo por hardware.
O controlador de memória é, obviamente, integrado no processador. Ele suporta memórias DDR3 até 1066 MHz na configuração de um canal. O E-350 deve ser acompanhado pelo “FCH” (Fusion Controller Hub, que tem o codinome “Hudson”) que faz o papel da ponte sul do chipset, controlando as portas SATA-600, USB, Ethernet e de áudio.
O E-350 tem oito pistas PCI Express x1, mas quatro delas são usadas pela ponte sul, deixando a possibilidade de implementação de um slot PCI Express x4 na placa-mãe.
A HDC-I é uma placa-mãe Mini-ITX baseada no processador AMD E-350. Ele usa a ponte sul AMD “Hudson”. Na Figura 1 você vê a HDC-I, que usa o formato Mini-ITX, e portanto mede 17 x 17 cm.
Figura 1: ECS HDC-I
Respostas recomendadas