Introdução
Mais uma vez testamos um produto da Cooler Master. Dessa vez trata-se de um modelo semelhante ao Aero 7, que já testamos aqui no Clube do Hardware, só que para a plataforma soquete 478. O modelo Aero 4, também chamado de ISB-V73 pelo fabricante, é o seu modelo topo de linha para processadores Pentium 4 com 3 GHz ou mais.
Assim como o Aero 7, o que mais chama a atenção desse cooler é o design inovador de sua ventoinha. Em vez de usar uma ventoinha axial, esse cooler utiliza uma ventoinha centrífuga, fazendo com que haja uma maior pressão estática e uma melhor concentração da força do ar no centro do dissipador de calor, que é construído com aletas finas que aumentam a área de dissipação. Na Figura 1 nós vemos o cooler Aero 4.
Figura 1: O Aero 4 deve ser ligado em um conector de energia molex, o padrão das fontes ATX. As rotações são controladas por outro conector. Note ainda o potenciômetro.
O dissipador por sua vez é totalmente construído em Cobre. Sua base é muito lisa e sem imperfeições e vem protegida por uma película plástica para evitar qualquer arranhão. A instalação é simples como na maioria dos coolers para Pentium 4. As presilhas que acompanham o Aero 4 são de metal e possuem abas para facilitar a instalação no soquete. Dependendo da configuração do seu gabinete pode haver complicações para a instalação desse modelo. Com certeza ele não serve pra quem tem gabinete com a fonte sobre o processador já que o cooler tem quase 12 cm de altura.
Figura 2: Veja a base bem acabada do cooler. Nessa foto você percebe também a quantidade de aletas, bem finas.
Respostas recomendadas