Conclusões
O ASUS ROG Phone II acerta naquilo que se propõe: ser um smartphone poderoso para jogar, com vários recursos que ajudam a tornar mais confortável ficar jogando no celular por um longo tempo.
Seus maiores destaques são a sua ótima tela, seu excelente som, sua bateria de alta capacidade e, claro, o seu chip poderoso. Os botões virtuais "Air Triggers" ajudam bastante a ergonomia do jogo, e a grande capacidade de personalização do ambiente de jogo faz com que você consiga configurar o aparelho para extrair o melhor de cada título.
Porém, se você é adepto dos smartphones compactos, leves e finos, esqueça o ROG Phone II. O mesmo design que o torna excelente para segurar com as duas mãos para jogar o faz volumoso demais para colocar no bolso dianteiro de uma calça jeans ou para caber em uma bolsa pequena.
Não adiantaria nada ter um hardware tão poderoso e ficar limitado a jogar por pouco tempo antes de ter de procurar uma tomada, e nesse quesito o ROG Phone II não decepciona, oferecendo uma bateria suficiente para segurar toda essa potência. E o carregador de 30 W do modelo Extreme, versão que testamos, "enche o tanque" em pouco tempo. Uma pena que o modelo mais barato (ou melhor dizendo, menos caro) não traz esse mesmo carregador; naquele modelo, a carga da bateria provavelmente é bastante demorada.
As câmeras cumprem seu papel, entregando fotos compatíveis com as de um aparelho intermediário superior, mas não chegando ao nível das câmeras encontradas nos aparelhos topo de linha.
O cooler ativo que vem com a versão testada é bem bacana mas, na verdade, não chega a ser necessário. Mesmo sem o uso do acessório, durante os jogos o aparelho fica morno, mas não quente demais a ponto de incomodar. Segundo o sensor do Game Genie, a temperatura em uma sessão de jogo chegou a no máximo 38 graus celsius, em um dia quente com temperatura ambiente de cerca de 25 graus celsius.
O grande ponto negativo do ASUS ROG Phone II é, sem dúvida, o seu preço, que já é alto no modelo com 8 GiB de RAM e 128 GiB de armazenamento, mas que é ainda mais alto no modelo Extreme. Com isso, o ROG Phone II é um excelente smartphone para jogar, mas infelizmente é um aparelho para poucos.
A ASUS ainda oferece vários acessórios para o ROG Phone II, como uma segunda tela, um suporte com controles físicos que o deixa parecido com o Nintendo Switch, uma interface para espelhar a tela do smartphone em uma TV ou monitor, dentre outros.
Pontos fortes
- Excelente desempenho em jogos
- Tela grande e de alta qualidade
- Qualidade de som incrível
- Ótima "pegada" para jogar
- Botões programáveis nas bordas do smartphone
- Ótimos recursos de software para otimizar os jogos
- Não tem orifícios ou chanfros na tela
- Filma em 4K a 60 fps com a câmera principal
- Tem sensor de impressões digitais sob a tela
- Boa duração de bateria
Pontos fracos
- Muito caro, principalmente na versão testada
- Grande e pesado
- Não suporta cartão microSD
- Não filma em 4K com a câmera frontal
- Não traz certificações de resistência à água ou poeira
Respostas recomendadas