Introdução
Atualmente os telefones celulares 3G são muito populares, e o Motorola Atrix é um telefone 3G com abundância de recursos especiais. Com processador de dois núcleos de 1 GHz, câmera de 5 megapixels, leitor de impressões digitais, e a possibilidade de usar uma estação de ancoragem (“dock station”) que pode transformar o telefone em um laptop, o Atrix nos pareceu bastante impressionante. Quando vimos a Motorola anunciá-lo como o “smartphone mais poderoso do mundo”, ficamos ansiosos para dar uma olhada nele.
O Atrix vem em uma caixa colorida, mostrada na Figura 1.
Figura 1: A caixa do Atrix
O conteúdo da caixa é mostrado na Figura 2. Temos o Atrix, um cabo de carregamento micro USB, um plugue não retrátil que aceita o cabo USB, e vários pequenos folhetos, incluindo um guia de início rápido, um guia “fique conectado” e vários folhetos informativos sobre segurança e informações legais.
Figura 2: O conteúdo da caixa
Como você pode ver na Figura 2, o Motorola Atrix é um telefone padrão, que mede 63,5 x 117,75 x 10,95 milímetros e pesa 135 gramas – semelhante à maioria dos outros telefones desse tamanho e forma. Possui tela de quatro polegadas, tamanho intermediário entre os modelos mais populares atualmente. Esta tela é um pouco maior do que a de alguns telefones, e um pouco menor do que a de outros.
O Atrix tem tela qHD de 24 bits colorida, sensível ao toque, coberta com vidro Corning Gorilla Glass. O padrão qHD tem resolução de tela de 960 × 540 pixels dispostos em formato 16:9. O nome vem do fato de que esta resolução é um quarto de um quadro Full HD de 1080p. Embora esta não seja uma resolução padrão do Android, descobrimos que ela funciona bem para o aparelho, bem como para todos os aplicativos que nós testamos. A tela é nítida e clara, mas fica um pouco desbotada sob luz solar intensa.
O corpo do telefone é coberto por plástico preto liso. O único detalhe do projeto é uma padronagem diagonal na parte traseira, como mostrado na Figura 3.
Figura 3: A parte traseira do Atrix
Na parte de trás do Atrix você também pode ver a câmera de oito megapixels e o flash LED. No topo está o botão para ligar e colocar em modo de espera. O formato incomum é devido ao leitor de impressão digital incorporado ao botão. O leitor de impressão digital funciona muito bem na maioria das vezes, mas as vezes em que ele irá pedir para verificar novamente o seu dedo sempre parecem ser quando você está com pressa para acessar o telefone. Usuários corporativos podem ter mais boa vontade com esse incômodo, mas o usuário médio talvez não. Felizmente, se você não configurar o leitor de impressões digitais, o telefone funciona da forma habitual, sendo desbloqueado quando você desliza o dedo pela tela de desbloqueio.
Na Figura 3 você pode também ver o alto-falante na parte inferior do telefone. Ele apresentou muito boa qualidade de áudio para música, bem como clareza nas chamadas viva-voz.
O Atrix é forte e resistente. Ele cabe bem na mão ou no bolso. Vem com 16 GB de memória interna e você pode adicionar até 32 GB mais em um cartão micro SD removível. Removendo a tampa traseira do Atrix vemos o cartão SIM, o slot para cartão de memória e a bateria, como mostrado na Figura 4.
Figura 4: A parte traseira sem a tampa
Respostas recomendadas