Introdução
O GeForce FX 5900 é atualmente o chip gráfico topo de linha da NVIDIA, sendo que a NVIDIA tem ainda um chip acima do FX 5900, que é o FX 5900 Ultra. Ambos modelos acessam a memória a 256 bits, processam oito pixels por pulso de clock e têm uma resolução máxima de 2048x1536 com 16 milhões de cores. Essas três características também estão presentes nos chips concorrentes, o Radeon 9800 e o Radeon 9700, da ATI. A diferença básica entre o FX 5900 e o FX 5900 Ultra está no clock do processador (400 MHz vs. 450 MHz) e na capacidade máxima de memória (128 MB vs. 256 MB).
Estávamos ansiosos para testar uma placa de vídeo baseada na GeForce FX 5900, pois já testamos placas usando a série completa de chips da ATI e estava faltando um embate entre o chip topo de linha da ATI versus o chip topo de linha da NVIDIA. Pena que não tenhamos recebido ainda um modelo FX 5900 Ultra para testes, pois esse modelo concorre diretamente com o Radeon 9800 Pro, que já testamos. Os nossos testes ficaram um pouco prejudicados, pois ao nosso ver o concorrente do FX 5900 é o Radeon 9800, chip que não testamos (testamos somente o Radeon 9800 Pro).
Assim como ocorre com o Radeon 9800 Pro, o GeForce FX 5900 Ultra já suporta memórias DDR2, que transferem quatro dados por pulso de clock. Placas de vídeo com esse chip e com 256 MB de memória DDR2 já são encontradas no mercado norte-americano.
Nós testamos o modelo da MSI, com 128 MB de memória DDR, modelo FX5900-VTD128, conhecido internamente pelo código MS-8929. Este modelo tem o recurso de captura de vídeo (VIVO, Video In Video Out). A MSI tem ainda outros dois modelos usando o FX 5900, o FX5900-TD128, que é igual ao modelo que testamos porém sem o recurso de captura de vídeo, e o FX5900U-VTD256, que é o modelo topo de linha usando o chip FX 5900 Ultra e com 256 MB de memória de vídeo.
Olhando a placa, o que mais chama a atenção é o seu dissipador de calor, que é gigantesco e tem contato também com a memória de vídeo.
Figura 1: Placa de vídeo GeForce FX 5900 da MSI.
As placas baseadas no GeForce FX 5900 têm dissipador de calor também na parte traseira, porém normalmente passivo, isto é, sem ventoinha. No modelo da MSI esse dissipador é ativo, com uma ventoinha, como você pode ver na Figura 2.
Figura 2: Vista traseira da placa de vídeo GeForce FX 5900 da MSI.
O conjunto de dissipadores de calor da FX 5900 da MSI pode ser bonito e eficiente, mas apresenta dois problemas. O primeiro, que é um problema para todas as placas baseadas no FX 5900, é o fato do cooler da parte de cima tampar o slot PCI imediatamente ao lado do slot AGP. O segundo problema é que dependendo da sua placa-mãe, o cooler da parte traseira pode ocupar o mesmo espaço de algum outro componente da placa-mãe, impedindo a instalação da placa. Veja na Figura 3 a placa instalada em nosso sistema. Repare como o cooler da parte traseira ficou colado com o cooler do chipset da placa-mãe. Por pouco a placa não dava para ser instalada.
Figura 3: GeForce FX 5900 da MSI instalada.
Nós soltamos o cooler para verificarmos como é o seu contato com o processador e com as memórias. Ficamos surpresos, pois as memórias realmente fazem contato com o cooler e a MSI passou pasta térmica em todos os chips de memória, como você confere na Figura 4.
Figura 4: A placa da MSI usa pasta térmica em todos os chips.
A memória é formada por chips de 2,2 ns da Hynix. Esse chip permite um clock máximo de 450 MHz (900 MHz DDR). Como a comunicação do GeForce FX 5900 com a memória de vídeo é feita a 425 MHz (850 MHz DDR), em teoria é possível fazer um overclock da memória até 450MHz (900 MHz DDR) com esta placa sem que ela reclame.
Figura 5: Memória de vídeo usada: 2,2 ns.
Como ocorre com a Radeon 9700 e superiores da ATI, a GeForce FX 5900 necessita de alimentação auxiliar, fornecida por um plugue padrão de alimentação de periféricos de 5 1/4". Junto com a placa acompanha um cabo "Y", para caso todos os plugues da sua fonte de alimentação já estejam ocupados.
Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, sendo que esse conector é usado tanto para entrada (captura) quanto para saída de vídeo, já que a placa testada tem recurso de captura de vídeo. Junto com a placa acompanha um plugue adaptador que expande esse conector para quatro conectores: dois RCA e dois S-Vídeo. Ela vem com um adaptador que transforma a saída S-Video em RCA (vídeo composto), e também vem com um cabo S-Vídeo.
Figura 6: Cabos que acompanham a placa da MSI.
A placa da MSI vem em uma caixa extra grande contendo um pacote excepcional de extras, em especial jogos, além de um bloco de anotações personalizado do tamanho de um baralho.
Figura 7: Caixa da GeForce FX 5900 da MSI.
A GeForce FX 5900 da MSI vem com nada mais, nada menos, do que 10 CDs. São 10 jogos completos: The Elder Scrolls III: Morrowind, Ghost Recon, Duke Nukem: Manhattan Project, The Sum of All Fears, IL-2 Sturmovik, Serious Sam: The Second Encounter, Rally Trophy, Beam Breakers, Zax: The Alien Hunter e Oni. E mais vários utilitários e aplicativos: PC-Cillin, Photoshop Album SE, 3D-Album, RestoreIt, VirtualDrive, WinDVD 4 5.1 channel, Supreme Foreign Language Learning Machine e muitos outros utilitários da MSI.
Respostas recomendadas