Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo Radeon X800 XT


     79.141 visualizações    Vídeo    4 comentários
Placa de Vídeo Radeon X800 XT

Conclusões

Em nossos testes os chips gráficos de última geração da ATI e da NVIDIA obtiveram desempenhos similares, com pequena vantagem do X800 XT da ATI no 3DMark01 SE e pequena vantagem do GeForce 6800 Ultra no Aquamark e no 3DMark03 (e mesmo assim, no caso deste último, só houve diferença quando aumentamos a qualidade de imagem). A única diferença significativa em nossos testes foi no Code Creatures, onde o novo chip da ATI se saiu melhor.

Ou seja, deu empate técnico, considerando a metodologia que usamos.

Mas temos de ter em mente uma série de fatores. As amostras que recebemos são amostras de referência que não refletem o produto exato que os fabricantes parceiros da ATI e da NVIDIA colocarão no mercado. Embora em geral o desempenho de uma amostra de referência seja muito similar ao do produto final, pequenas diferenças podem sempre existir.

O nosso teste não é definitivo por conta dos drivers. Os drivers que usamos em nossos testes – tanto o da ATI quanto o da NVIDIA – ainda não são drivers oficiais, não estando disponíveis publicamente no site destes dois fabricantes. Isso significa que os fabricantes poderão melhorar seus drivers – isto é, otimizá-los – o que com certeza aumentará o desempenho tanto do GeForce 6800 Ultra quanto do X800 XT quando estes chips chegarem, de fato, ao mercado. Em nossa opinião, é possível que o desempenho aumente, mas a diferença de desempenho entre os chips concorrentes, não. O motivo é simples: o fabricante A otimizará os seus drivers, o que possivelmente dará uma vantagem de desempenho para o produto do fabricante A. Só que obviamente o fabricante B contra-atacará melhorando seus drivers também, aumentando o desempenho de seu produto, mantendo o equilíbrio... Enfim, é possível que exista uma "guerra de drivers", mas realmente não temos como precisar qual será o impacto desta guerra no desempenho dos novos chips.

Em termos tecnológicos, a NVIDIA leva vantagem por ter o único chip gráfico que usa o Shader 3.0 – o Radeon X800 é Shader 2.0. O único detalhe é que não existem jogos ainda que usem o modelo Shader 3.0. Por outro lado, o chip da ATI usa mapeamento normal através da tecnologia 3Dc, recurso não disponível no chip da NVIDIA.

Outra questão que temos de ter em mente é em relação ao processador da máquina. É bem provável que os processadores existentes hoje em dia – mesmo os topo de linha – gerem um gargalo no sistema, impedindo que os chips gráficos analisados mostrem todo o seu potencial. Nós usamos um Athlon 64 3200+, mas realmente o ideal para esta avaliação seria um processador mais rápido do que este. É possível que os dois chips gráficos lançados nas últimas semanas (ATI X800 XT e NVIDIA GeForce 6800 Ultra) mostrem todo o desempenho que são capazes de produzir somente quando usados em conjunto com processadores acima de 3,4 GHz.

Uma possível falha em nossa metodologia que deve ser levada em conta é que não fizemos testes acima de 1600x1200.

Lembramos que tanto o X800 XT quanto o GeForce 6800 Ultra não são para qualquer um. Com preço sugerido para o mercado norte-americano na faixa de US$ 500, há outras questões envolvidas. Para tirar o máximo de proveito desses chips, você tem que usá-los em resoluções acima de 1024x768, de preferência 1600x1200, com o máximo de qualidade de imagem ativada. Isto significa que você precisa ter um monitor de vídeo de pelo menos 17 polegadas.

Como explicamos, você precisa ter um processador de última geração (a partir de 3 GHz no caso da Intel ou 3200+ no caso da AMD) para poder tirar o máximo de desempenho que esta nova geração de placas de vídeo proporcionam. E com uma máquina destas você não poderá ter menos do que 512 MB de memória RAM e um disco rígido de alto desempenho (7.200 rpm).

Na questão de fonte de alimentação, a placa da ATI leva larga vantagem. A especificação mínima para rodar a X800 XT é uma fonte de 300 W, enquanto a GeForce 6800 Ultra requer uma fonte de pelo menos 480 W (embora a NVIDIA tenha voltado atrás e declarado que a GeForce 6800 Ultra roda em fontes de 350 W sem problemas).

Ou seja, você precisa ter um super micro para poder usufruir dos benefícios da X800 XT. Ela é claramente voltada para o mercado dos usuários fanáticos – e com muito dinheiro no bolso, é claro. Se não tem grana para ter uma super máquina, chips como o Radeon 9800 XT e o GeForce FX 5950 Ultra continuam sendo excelentes opções. Inclusive se você não rodar jogos em resoluções acima de 1024x768, até mesmo chips intermediários como o GeForce FX 5700 Ultra e o Radeon 9600 XT continuam sendo ótimas opções para o mercado brasileiro.

Resumo: compre somente se você tiver dinheiro e rodar jogos de última geração em resoluções a partir de 1280x1024 com o máximo de qualidade de imagem ativada.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Postado Originalmente por JLZ+19 nov 2004, 12:07QUOTE (JLZ @ 19 nov 2004, 12:07) Strider@05 out 2004, 14:40

Tópico para a discussão do teste da placa de vídeo Radeon X800 XT da ATI realizado pelo Clube do Hardware, publicado em 23/mai/04.

Leia o teste: https://www.clubedohardware.com.br/x800xt.html

Prezado Amigo,

Comprei uma placa de video RX800XT -VTD256E PCI Express 16X e tenho as seguintes dúvidas:

1)Qual a função do conector branco de 4 pinos?

2)Qual a função do conector amarelo de 4 pinos?

[ para o suprimento de energia, conector preto de 6 pinos - não há dúvida - está bem claro]

Aqui neste endereço coloquei uma foto ilustrativa com estas dúvidas:

http://img9.exs.cx/img9/6945/PLACA.png

Pediria se possível me esclarecer. :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que, o  ideal para este caso, será substituir a atual fonte de 300W por uma de 700W.

Abraços a todos! :P

Nem tanto. As medições do xbitlabs (http://www.xbitlabs.com/articles/video/diz...owercons_4.html) indicam consumo de 63W para a placa. A ATI mesmo afirma consumo de cerca de 80W, um valor acima do medido. Mais do que potência, é necessário uma via de 12V poderosa para a placa, afinal potência não é tudo numa fonte. 350W devem ser suficientes, overclockers precisam de maiores cuidados, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ichigeki@22 nov 2004, 14:36

É claro que, o* ideal para este caso, será substituir a atual fonte de 300W por uma de 700W.

Abraços a todos! :P

Nem tanto. As medições do xbitlabs (http://www.xbitlabs.com/articles/video/diz...owercons_4.html) indicam consumo de 63W para a placa. A ATI mesmo afirma consumo de cerca de 80W, um valor acima do medido. Mais do que potência, é necessário uma via de 12V poderosa para a placa, afinal potência não é tudo numa fonte. 350W devem ser suficientes, overclockers precisam de maiores cuidados, claro.
Excelente indicação meu Amigo Ichigeki !!!

Muito grato. :looka:

Amigos, tomei a seguinte decisão final:

Vou substituir a fonte original de 305W por uma fonte Seventeam ST522-HLP 520W. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!