

Desempenho em jogos - Full HD
Nos testes em resolução Full HD, a placa de vídeo não é tão exigida, então temos maior possibilidade de vermos gargalo de processador. Vamos aos testes.
Battlefield V
Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “ultra” e traçado de raios desativado. Medimos a taxa de quadros usando o FRAPS, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.
No Battlefield V, em Full HD, há pouca diferença de desempenho entre as placas mais caras.
Deus Ex: Mankind Divided
Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, opções gráficas em “muito alto” e MSAA 2x. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.
No Deus Ex: Mankind Divided em Full HD, as placas do segmento intermediário têm desempenhos semelhantes.
F1 2018
F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com opções gráficas em “ultra” e suavização TAA. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.
No F1 2018, em Full HD, também vemos pouca diferença de desempenho entre as placas intermediárias.
Grand Theft Auto V
O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada como “muito alta” e MSAA em 2x.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No GTA V, em Full HD, notamos um claro gargalo causado pelo processador, já que as placas topo de linha não apresentam desempenho muito melhor do que as intermediárias.
Hitman
É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, com a qualidade de imagem configurada como “ultra” e SMAA ligado.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No Hitman, em Full HD, também as placas de vídeo não apresentam vantagem, o que significa que o processador está limitando o desempenho.
Mad Max
O Mad Max é um jogo de ação em mundo aberto lançado em setembro de 2015, utilizando o motor Avalanche. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos a introdução do mesmo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS três vezes na sequência. Rodamos o jogo com a qualidade gráfica em “muito alta”.
Os resultados abaixo estão em quadros por segundo e são uma média aritmética dos três resultados coletados.
No Mad Max, em Full HD, o desempenho com as placas de vídeo mais caras é sensivelmente superior ao das mais baratas.
Metro Exodus
Metro Exodus é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de sobrevivência e horror, lançado em fevereiro de 2019, utilizando o motor 4A, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a primeira cena do jogo e medindo três vezes o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada em “ultra”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.
No Metro Exodus, em Full HD, também vemos as placas mais caras apresentarem um desempenho visivelmente maior.
Shadow of the Tomb Raider
O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado em uma nova versão do motor Foundation. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com DirectX 12 habilitado, qualidade gráfica “máxima” e TAA habilitado.
Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.
No Rise of the Tomb Raider, em Full HD, temos uma suave correlação entre desempenho e preço das placas.
The Witcher 3: Wild Hunt
O The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG em mundo aberto, lançado em maio de 2015 e baseado no motor REDengine 3. Para medir o desempenho usando este jogo, ficamos andando pelo primeiro cenário do jogo, medindo três vezes o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada em “ultra”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.
No The Witcher 3: Wild Hunt, em Full HD, vemos que as placas mais caras oferecem maior desempenho do que as intermediárias, que por sua vez dão mais quadros por segundo do que as mais baratas.
Respostas recomendadas