

Índice
Índice
- Introdução
- A ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition - parte 1
- A ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition - parte 2
- A ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition - parte 3
- Principais especificações
- Como testamos
- 3DMark
- Desempenho em jogos - parte 1
- Desempenho em jogos - parte 2
- Conclusões
Conclusões
Apesar de utilizar o mesmo chip e as mesmas memórias da GeForce GTX 1080 Ti Founders Edition, a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition foi ligeiramente mais rápida na maioria dos testes: cerca de 3% mais rápida quando utilizando apenas a refrigeração a ar padrão e cerca de 6% superior quando utilizando refrigeração líquida. Isso se deve, obviamente, aos clocks mais altos do que no modelo de referência, mas também ao fato de que uma melhor refrigeração permite que a placa de vídeo suba mais os seus clocks com o "overclock automático", que é uma característica do chip gráfico.
Utilizamos o programa HWMonitor para monitoramos o clock real do chip gráfico, bem como a sua temperatura, durante um teste de estresse. Segundo o programa, o clock máximo da GeForce GTX 1080 Ti Founders Edition ficou em 1.671 MHz. Já o modelo da ASUS se estabilizou em 1.810 MHz com refrigeração a ar e em 1.898 MHz com a refrigeração líquida. Em todos os testes, a temperatura máxima do chip gráfico medida pelo HWMonitor foi de 84 graus Celsius, isso com temperatura ambiente de 14 graus Celsius.
Isso significa que a utilização da refrigeração líquida não tem como objetivo principal que a placa trabalhe a temperaturas mais baixas, e sim que consiga atingir clocks mais altos e, portanto, melhore seu desempenho, principalmente se você for fazer overclock manualmente. Claro que você pode também configurá-la para trabalhar com clock padrão e, desta forma, funcionar mais fria quando o refrigeração líquida está instalada.
Além disso, a vantagem também é no ruído: se com refrigeração a ar a placa fica audível quando a plena carga, chegando a 50 dBA de ruído (quando ociosa, porém, as ventoinhas literalmente são desligadas e a placa fica completamente silenciosa), com a refrigeração líquida não há aumento de ruído quando a placa está sendo exigida. Obviamente, o nível de ruído neste caso vai depender do sistema de refrigeração líquida que você instalar, mas em geral será bem mais silencioso do que no modo com refrigeração a ar.
Assim, enquanto a GeForce GTX 1080 Ti é hoje a placa de vídeo mais rápida do mercado (dentro os modelos voltados ao público em geral e com disponibilidade no mercado), podemos dizer que a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition é um modelo ainda mais rápido, principalmente se você instalar um sistema de refrigeração líquida.
O grande problema desta placa de vídeo é o mesmo que existe em todo produto topo de linha: ela não apresenta uma boa relação custo/benefício, por conta de seu preço, que é bem mais alto do que os modelos de GeForce GTX 1080 Ti mais simples. Ainda mais se você somar o custo de um kit de refrigeração líquida compatível.
Porém, se você quer uma placa de vídeo com desempenho excepcional, construção robusta e visual muito maneiro, pretende fazer overclock do chip gráfico e não se preocupa com o preço, a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition é a placa de vídeo certa – pelo menos até o lançamento da próxima geração de chips gráficos.
Respostas recomendadas