Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pen Drives “Especiais” Para o Ready Boost


     6.107 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Pen Drives “Especiais” Para o Ready Boost

Na última vez em que nós visitamos a Super Talent eles nos mostraram alguns pen drives “especiais” para o Ready Boost, o mecanismo de cache do Windows Vista que em teoria aumenta o desempenho do PC. Mas o que há de especial nestas unidades, já que qualquer pendrive ou cartão de memória pode ser usada pelo Ready Boost? Em vez de usarem o connector USB padrão de 4 pinos, eles usam conectores de 10 pinos, padrão usado nos conectores USB localizados na placa-mãe, ou seja, eles são instalados dentro do micro, diretamente na placa-mãe.

Ready Boost Pen Drive
Figura 1: Pen drives da Super Talent que são instalados diretamente nos conectores USB de 10 pinos da placa-mãe e por isso chamados “Pen drives Ready Boot”.

É bem provável que outros fabricantes copiem esta ideia.

Pelo menos em teoria esta ideia é realmente boa, pois se você está realmente interessado em instalar um pendrive para aumentar o desempenho do seu Windows Vista o ideal seria colocá-lo dentro do micro, por três razões: em primeiro lugar você libera uma das portas USB externas do seu micro; em segundo lugar, as placas-mãe atualmente vêm com dez ou mais portas USB e mesmo que você tenha um gabinete com portas USB em seu painel frontal e instale todos os espelhos traseiros contendo portas USB que acompanham a placa-mãe pelo menos um ou dois conectores USB de 10 pinos ficam sobrando na placa-mãe; e, em terceiro lugar, isto evitará que você quebre o seu pendrive por acidente – por exemplo, acertando-o com uma cadeira, como já aconteceu conosco.

Se o Ready Boot realmente aumenta o desempenho do sistema são outros quinhentos. Nós não vimos qualquer aumento de desempenho por aqui e outros sites (e até mesmo fabricantes) que estão postando resultados mostrando o aumento de desempenho do sistema quando o Ready Boost está habilitando estão usando micros com 256 MB de memória para que o aumento de desempenho seja mensurável. Sinceramente, quem vai rodar o Windows Vista “de verdade” com menos de 1 GB de memória? Dizemos “de verdade” porque aqui no Brasil teremos aqueles PCs  “baratinhos” financiados em 24 vezes das Casas Bahia, do Ponto Frio e do Carrefour da vida com o Windows Vista Starter instalado, que é limitado a 512 MB de memória.

A propósito, um leitor nos enviou um excelente link com diversos detalhes técnicos do Ready Boost, escrito por Matt Ayers, um dos criadores desta tecnologia. Leitura obrigatória para aqueles que querem se aprofundar no estudo do Ready Boost.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!