

Introdução
O Barracuda Green 2 TB é o primeiro disco rígido da Seagate a usar setores de 4 KB em vez de 512 bytes. O novo padrão, também conhecido como Formato Avançado (“Advanced Format”) ou simplesmente “AF”, será usado em todos os discos rígidos no futuro. Vamos dar uma olhada neste novo formato e no desempenho do Barracuda Green 2 TB drive.
A superfície magnética de um disco rígido é dividida em setores. Cada setor tem um cabeçalho (para guardar informações de endereçamento) e um rodapé (para guardar o código de correção de erro, ECC) entre a área de dados para o armazenamento de informações de controle. Essas áreas ocupam espaço na superfície magnética, mas não são utilizadas pelo usuário. Ao expandir o tamanho dos setores na superfície do disco, menos áreas para informações de controle são necessárias, deixando mais espaço disponível para o usuário.
No novo padrão Formato Avançado, os setores podem armazenar 4 KB de dados, portanto um setor de 4 KB armazena o mesmo que oito setores de 512 bytes. Isto significa que em vez de ter oito pares de áreas de controle, o novo setor de 4 KB tem apenas um par. Os sete pares de áreas de controle que foram liberados por cada setor de 4 KB podem agora ser usados para criar mais setores no disco. Ver Figura 1 para entender. Portanto, uma superfície magnética com setores de 4 KB pode ter mais setores do que a mesma superfície com setores de 512 bytes. Em resumo, o padrão Formato Avançado permite que a mesma superfície magnética armazene mais dados, ou seja, tenha maior capacidade.
Figura 1: A diferença entre setores de 512 bytes e 4 KB
O ideal é que o disco rígido tenha um mecanismo de tradução para melhorar o desempenho quando ele recebe comandos de escrita baseados em setores de 512 bytes do computador. Caso ele não tenha tal mecanismo, o disco terá de ler inteiramente o setor de 4 KB, atualizar a porção de 512 bytes que foi enviada pelo computador, e gravar o setor de 4 KB de volta no disco. Esta situação, chamada “ler-modificar-gravar”, diminui muito o desempenho; de acordo com a Seagate, este problema pode comprometer o desempenho em até 40%. No Barracuda Green 2 TB, a Seagate incluiu um mecanismo chamado “SmartAlign” para resolver este problema.
Respostas recomendadas