Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Servidor de Arquivos Thecus N5200


     68.607 visualizações    Armazenamento    7 comentários
Teste do Servidor de Arquivos Thecus N5200

Utilização

A utilização do Thecus N5200 é muito simples. Basta acessar o seu endereço IP a partir de qualquer computador localizado em sua rede e você verá todas as pastas disponíveis. Existem várias maneiras de fazer isto. Você pode simplesmente clicar no menu Iniciar, Executar (no Windows Vista clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Executar) e digite \192.168.1.100. Você pode mapear uma pasta para uma letra de unidade, por exemplo, fazer com que a pasta “vídeos” localizada em seu servidor NAS seja acessada através do micro como unidade “Z:” (Meu Computador, Ferramentas, Mapear Unidade de Rede). Você pode navegar pela sua rede usando o ícone Meus Locais de Rede. Essas são as formas mais comuns que você pode acessar o seu servidor NAS. O único detalhe é que por padrão o Thecus N5200 é configurado para usar um grupo de trabalhado chamado “MyGroup”, que é diferente da configuração padrão de grupo do Windows, que é “Workgroup”. Portanto preste atenção nisto na hora que estiver procurando pelo o servidor NAS.

Após você ter encontrado as pastas do seu servidor NAS você pode usá-las para armazenar arquivos como se eles estivessem localizados em seu computador.

O N5200 oferece várias outras opções. Ele pode ser configurado para ser acessado como se fosse um servidor FTP. Dessa forma você pode fazer download e upload de arquivos usando um cliente FTP. Como mencionamos, você pode instalar uma impressora nele e usá-lo como servidor de impressão. Você pode inclusive acessar o Thecus N5200 usando os protocolos AFP (Mac) e NFS (Linux). O NFS, por exemplo, permite ao sistema operacional acessar as pastas localizadas no servidor NAS como se elas estivessem localizadas no disco rígido local. Você também pode usar o protocolo Nsync para gerenciamento de backups.

O Thecus N5200 também oferece os recursos essenciais OCE (Online Capacity Expansion ou Capacidade de Expansão Online) e ORLM (Online RAID Level Migration ou Migração do Nível de RAID Online), que permitem a você mudar o nível do RAID ou expandir a configuração de capacidade do seu arranjo RAID sem perdas de dados.

Além do “hot swap”, o Thecus N5200 também suporta o recurso “hot spare”, que permite a você substituir um disco defeituoso por um novo em caso de falhas.

Existem vários outros recursos presentes no Thecus N5200 e nós mencionamos os mais comuns. Como explicamos, nós não queremos transformar este teste em um tutorial de como usar este produto.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu consigo colocá-lo em um domínio WINDOWS 2003 Server e aplicar as diretivas de segurança?

Aplicar os controles de acesso por usuário ou grupo de usuários?

Porque parece ser uma ótima opção e inclusive a baixo custo para armazenamento de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que faltou no teste o principal:

RAID5 ou RAID6!!!

Ninguém compra um NAS pra rodar em RAID0!!! Esse array deveria ser em RAID1, já sabendo que a ideia do NAS é usá-lo para dados importantes, mídia, back-up de computadores da rede, ou seja, basicamente DADOS. Pra que usar RAID 0 numa rede gigabit?????

O principal uso do NAS é para biblioteca multimídia, colocar aquela coleção gigante de filmes, etc. RAID 0 ou RAID 1 não exige quase nada do processador, portanto o teste com o RAID 5 é essencial. Muitos NAS disponíveis no mercado tem bom desempenho em RAID 1 e quando usados em RAID 5 viram uma carroça pelo cálculo da paridade nos processadores fracos.

Recomendo uma visita ao http://www.smallnetbuilder.com/

Portanto testes de NAS de dois discos devem ser feitos com RAID 1.

3 ou mais discos RAID 5, para segurança e mais espaço disponível. Saber se o NAS suporta discos de 1TB e 1.5TB também é essencial. Pra que comprar um NAS pra colocar discos menores de 750GB? O custo por GB é inviável com discos menores que 640GB.

faltou também falar das funcionalidades, ao invés de falar sobre funcionamento básico do NAS. Suporte a downloads torrent, servidor itunes, opções de segurança, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que esse servidor nao tem muito suporte, seria legal se uma empresa de servidor NAS disponibilizasse um suporte decente em portugues... Acho que esse é o maior problema.

Se alguma coisa der errado, quem vai ajudar? Custa caro arriscar nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, bem bacana!

Aonde tem para comprar aqui no Brasil? (Lembrando que só compro com Nota Fiscal)

Cara, você consegue na WAZ Hardware Store (www.waz.com.br). E o mais legal: lá os caras são bem honestos, somente trabalham com nota fiscal, garantia e procedencia. Os caras consegue praticamente qualquer coisa!!!

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!