Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Transforme Seu Gravador de DVD Simples Camada em Dupla Camada

       
 132.565 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Alguns gravadores de DVD de simples camada podem ser transformados em dupla camada através de um upgrade de seu firmware. Aprenda como isso é feito!

Transforme Seu Gravador de DVD Simples Camada em Dupla Camada
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Finalmente estão chegando ao mercado os gravadores de DVD do padrão DVD-9, de 8,5 GB de capacidade. Para gravar com esta capacidade, é necessário o uso de mídias de dupla camada. Os gravadores e mídias disponíveis atualmente são do padrão DVD-5, de camada simples, com 4,7 GB de capacidade. A mídia de 8,5 GB ainda é rara de ser encontrada e cara.

A boa notícia é que alguns gravadores de DVD de 4,7 GB recém lançados podem ser transformados em gravadores do padrão DVD-9. Isso é possível porque alguns fabricantes, a fim de economizarem, fabricam vários modelos usando a mesma parte mecânica e a mesma parte eletrônica, mudando apenas o firmware. O firmware é um pequeno programa que há dentro do gravador de DVD e que diz quem ele é; é como se fosse o BIOS do gravador. Assim, supondo dois modelos internamente idênticos, o firmware diferente habilita funções adicionais no modelo topo de linha, não presentes no modelo mais simples. Incluindo aí a possibilidade de gravação de mídias de dupla camada (DVD-9) em alguns modelos.

Em casos como esse, como os gravadores são absolutamente idênticos, se fizermos um upgrade do firmware de um modelo mais simples para o firmware do modelo topo de linha, o seu gravador passará a ser um modelo topo de linha.

É claro que são poucos modelos que permitem este tipo de upgrade. Até o momento fomos capazes de detectar 12 modelos de gravadores de DVD presentes no mercado onde podemos fazer upgrade do firmware para que eles sejam transformados em um gravador do padrão DVD-9. Por exemplo, se você efetuar um upgrade de firmware no gravador Sony DW-U18A para o último firmware disponível do Lite-On SOHW-832S, ele "transforma-se" em um Lite-On SOHW-832S, permitindo gravação de mídias de dupla camada. Este modelo da Sony (assim como o da Gigabyte e o da TEAC apresentados na tabela abaixo) é, na verdade, fabricado pela Lite-On (modelo SOHW-812S) e por esse motivo que o upgrade de firmware deve ser feito para um modelo desta marca.

Modelo Remarcado Upgrade para
BenQ DW800A   BenQ DW822A
BenQ DW822A   BenQ DW822A
Gigabyte GO-W0808A Lite-On SOHW-812S Lite-On SOHW-832S
Lite-On LDW-451S   Lite-On SOHW-832S
Lite-On LDW-851S   Lite-On SOHW-832S
Lite-On SOHW-812S   Lite-On SOHW-832S
NEC ND-2500A   NEC ND-2510A
NuTech DDW-061   NuTech DDW-082
NuTech DDW-081   NuTech DDW-082
NuTech DDW-082   NuTech DDW-082
Sony DW-U18A Lite-On SOHW-812S Lite-On SOHW-832S
TEAC DV-W58G-A Lite-On SOHW-812S Lite-On SOHW-832S

Os firmwares listados acima podem ser baixados no site do fabricante original da unidade ou então em http://forum.rpc1.org/dl_all.php. Recomendamos este último site, pois você pode baixar o firmware com configuração de região já desbloqueada (RPC-1), matando dois coelhos com uma cajadada só. O processo de upgrade é relativamente simples, basta baixar o arquivo e executá-lo, seguindo as instruções apresentadas.

Lembramos que o upgrade de firmware, assim como ocorre com o upgrade de BIOS da placa-mãe, é um procedimento indicado somente a usuários mais experientes, já que um upgrade mal feito (por exemplo, usar por engano um arquivo de outro modelo de aparelho) pode danificar permanentemente o seu periférico. Portanto, preste muita atenção ao baixar o arquivo do upgrade, verificando se ele é realmente o arquivo correto para o seu gravador de DVD. Nós não nos responsabilizamos por qualquer tipo de dano provocado por este procedimento, faça-o por sua própria conta e risco.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Muito legal esse tópico!!!

más fiquei com várias dúvidas!!!

tenho um gravador de DVD NEC ND-2500A com versão de firmware 1.06 e gostaria de saber se a dica de upgrade para o NEC ND-2510A tem algum relato de testes? vocês já fizeram?

Fui até o site q disponibiliza os firmwares e lá tem mais de uma versão pra ser baixada, o site traz a descrição abaixo:

NEC ND-2510A - 2.05, 2.06 / 2.15, 2.16, 2.17, 2.18 / 3.26 (Iodata OEM) / 2.96 (fujitsu OEM) / 2.F7, 2.F9 (Mad Dog OEM) / 205C (Dell OEM)

Version 2.15 is the same as 2.05, but 2.05 sets the booktype of +R DL discs to -ROM by default. Use 2.16 if your drive has 2.15 or use 2.06 if your drive has 2.05.

Beta Region Free (RPC-1) firmware is available here. Patched by The Dangerous Brothers.

RPC-2

QUAIS OS ARQUIVOS DEVO BAIXAR E USAR???

QUAIS AS VANTAGENS VOU TER COM ESSE UPGRADE??? E SE EU SOMENTE ATUALIZAR AS FIRMWARES DO ND-2500A, QUAIS O GANHOS??

COMO PODEM VER MINHA DÚVIDAS SÃO MUITAS!!!

MAS GOSTARIA DA AJUDA DE vocês!!

OBRIGADO DESDE JÁ!!

MARCELO.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO ÓTIMO ESSE TUTORIAL, PARABÉNS!!

TENHO O MODELO LG GSA-4167B, E NÃO PRECISO ATUALIZAR, NUNCA TESTEI MÍDIAS DE DUPLA CAMADA, PELO QUE DIZ NO SITE DO FABRICANTE ESTE MODELO É COMPATÍVEL COM MÍDIAS DE DUPLA CAMADA.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×