Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converta seus LPs em CDs


         268.644 visualizações    Áudio    5 comentários
Converta seus LPs em CDs

Gravando o LP (Cont.)

Após ter ajustado corretamente o nível de volume de gravação, coloque o lado A do LP para gravar. Quando o lado A terminar, clique no ícone de parar gravação (stop). Ao final da gravação você deverá estar vendo na tela uma forma de onda. Caso isso não ocorra, reveja o processo, principalmente a configuração do mixer. Em seguida, você deverá gravar o lado B do LP. Recomendamos que isso seja feito no mesmo arquivo Wav, ao final. Isto é, grave o lado B ao final do lado A, de modo que todas as músicas fiquem gravadas em um mesmo arquivo. Para isso, basta clicar sobre a onda na tela e pressionar as teclas Control e End. Em seguida, coloque o programa para gravar novamente.

O ideal é sempre você começar a gravar um pouco antes e terminar de gravar um pouco depois das músicas do LP. Isso fará com que você não perca nenhum pedaço das músicas. Depois, dentro do próprio editor de Wav, nós cortaremos esses pedaços não desejados.

Salve o seu arquivo através da opção Save do seu editor. Pronto, o seu disco de vinil foi totalmente convertido para um arquivo Wav.

O próximo passo é corrigir o volume do arquivo através da função Normalize do editor de Wav. No Sound Forge essa função está no menu Process. Essa função analisa o arquivo e pega os picos dele e os "estica" (se você gravou o som com volume mais baixo, como recomendamos), fazendo com que o pico máximo fique em 0 dB. Isso fará com que o volume das músicas fique no mesmo nível dos CDs gravados comercialmente. Não se esqueça de salvar o arquivo após aplicar essa função.

Após o áudio estar em seu nível correto de volume, você deverá aplicar filtros para apagar os ruídos inerentes aos discos de vinil. Os ruídos podem ser classificados em basicamente dois tipos: o chiado de fundo e estalos. Existem no mercado vários programas para eliminar esses tipos de ruído, como o DC Art (http://www.diamondcut.com). Se você usa o Sound Forge (ou outro programa que aceite os filtros do Sound Forge), poderá usar um pacote de filtros chamado Noise Reduction. Há vários sharewares com essa mesma finalidade (entre em http://www.shareware.com e faça uma procura por "noise reduction" para conhecer vários programas desse tipo), como o DePopper (http://www.droidinfo.com). O DePopper ainda tem como facilidade ter embutido a opção Normalize, fazendo todo o processo de normalizar o som e eliminar ruídos automaticamente.

Como a maioria das pessoas que lida com informática já deve saber, a escolha de um programa é puro gosto pessoal. Nós daremos nossos exemplos usando o programa Sound Forge com o pacote de filtros Noise Reduction instalado apenas por uma questão de comodidade, já que esse programa é um dos mais famosos na área de edição de áudio. Isso não quer dizer, em hipótese alguma, que não existam no mercado programas tão bons quanto ele.

No Sound Forge com o Noise Reduction instalado, escolha a opção Sonic Foundry Noise Reduction do menu DirectX. Na janela que abrirá, você poderá clicar na caixa Preview para escutar como o som ficará depois de você aplicar o filtro. Devemos ter muito cuidado no uso de filtros, pois eles poderão, além de eliminar ruídos, eliminar parte da música, tornando o resultado final muito ruim. Daí a importância da função Preview, para você escutar se o filtro funcionará a contento ou não. Em muitos casos, o som ficará abafado ou "metálico". Como você poderá ver, esse filtro permite inúmeros ajustes e eventualmente o ajuste configurado poderá ser ruim. Em nossos testes, a pré-configuração de fábrica removeu corretamente o ruído de dezenas de LPs que convertemos em CDs. Sugerimos que você a use. Só mexa nos ajustes se realmente o arquivo Wav que você gravou estiver com um nível muito alto de ruído, não se esquecendo de usar sempre a função Preview para ouvir se a sua configuração não está piorando o som em vez de melhorá-lo. Ao encontrar o "ponto certo", aplique o filtro e salve o seu arquivo Wav.

  • Obrigado 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

muito bom o artigo, mostra com detalhes as conexões, muitos usuarios de computador não sabem ligar o aparelho de som no computador! :ahh:

Só pecou em somente citar programas comerciais, seria uma boa se citassem freewares ou opensorce também, existem vários com boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse artigo heim !!

Agora... segue uma sugestão para artigos desse tipo. Se fosse possível incluir uma ideia média de custo pra isso, isto é, claro que existem um milhão de opções mas poderia incluir uma ideia básica de custo pra quem está querendo começar e está completamente perdido, por exemplo:

Receiver : Variando entre 300 e 1000 (ou coisa do tipo)

Cabos: 10 a 50 reais

Pickup + agulha: 500

Placa de som semi profissional: 200 reais

PC: Proc. Acima de 1 Gb, 512 RAM e 20 Gb livres. (uma recomendação de hardware e SW mínima)

É só uma sugestão.. sei que é complicado passar essas informações pois como é citado na parte de SW... cada um escolhe o que gosta... !!

Mas fica ai a ideia !!

Abraço e parabéns pelo artigo !!!

Caverna

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tutorial mesmo. Só achei que faltou um pouco mais de informações técnicas para escolher o receiver. Na verdade, pelo que eu andei pesquisando, existem aparelhos mais simples, próprios para essa função de converter vinil para CD, e também mais baratos, mas fiquei meio no escuro para ver a qualidade deles.. Se alguém souber como escolher um bom receiver (ou pré-amplificador), que não tenha muitos recursos extras desnecessários para esse tipo de conversão, dá um toque ai.

falou, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia se o meu problema é "resolvível" sem eu ter que comprar uma placa de som?

O que acontece é o seguinte: Eu consigo ouvir perfeitamente os sons do toca discos no pc, porém, na hora de gravar, fica em branco (sem som). No meu pc antigo eu conseguia gravar perfeitamente (Era um pentium 100mhz, com uma SB16 - ISA). Já com minha atual placa on board - P5P800S com o i848P - isto não é possível. Alguém poderia ajudar? Ahh, desculpem-me se este for o local inadequado para postar dúvidas, mas, talvez por ser novo aqui não consigo encontrar o local adequado.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...