Ir ao conteúdo

Converta seus LPs em CDs


Converta seus LPs em CDs

Escolhendo a Placa de Som

Como falamos anteriormente, o grande vilão da conversão de vinil para CD é o ruído. Por isso, iremos explicar a você como escolher corretamente os componentes envolvidos no processo de conversão de modo a obter o menor nível de ruído possível. Iniciaremos falando sobre a placa de som, que você já pode ter instalada em seu micro, especialmente nos dias de hoje em que a maioria dos computadores já vem com som on-board.

Apenas ter uma placa de som instalada no micro não é o suficiente. Você precisará conhecer a quantidade de ruído que ela produz e talvez tenha de instalar uma placa de melhor qualidade para obter melhores resultados.

Para que você tenha uma ideia do que estamos falando, as antigas placas de som ISA normalmente têm uma relação sinal/ruído de 80 dB. Já as placas de som PCI mais simples (incluindo aí as placas de som on-board) normalmente têm uma relação sinal/ruído de 90 dB. Placas de som profissionais começam em 98 dB.

Por isso, recomendamos que você utilize uma placa de som com uma relação sinal/ruído de pelo menos 90 dB. Se a sua placa de som for PCI, ela provavelmente terá relação sinal/ruído de 90 dB. Caso sua placa de som seja on-board, a relação sinal/ruído utilizada dependerá o chipset, como explicaremos mais adiante. Se você tiver uma antiga placa de som ISA, troque-a. Mas sinceramente, a melhor opção é se você puder comprar uma placa de som com uma relação sinal/ruído de pelo menos 95 dB para obter melhores resultados. A Sound Blaster Live!, por exemplo, tem uma relação sinal/ruído de 96 dB.

Mas onde você pode obter essas informações? Lendo as especificações da sua placa de som que podem ser encontradas em seu manual, no site do fabricante ou no site do fabricante do chip de áudio. Se a sua placa de som for on-board, recomendamos que você leia dois tutoriais antes de prosseguir: “Tudo o que você precisa saber sobre a seção de áudio da placa-mãe” e “Tabela comparativa dos codecs de áudio”. Este último contém uma extensa tabela com a relação sinal/ruído dos chips mais comuns usados em placas-mães com som on-board. Como você pode ver na tabela, existem alguns chips de áudio on-board que têm uma relação sinal/ruído maior do que 100 dB, o que é muito bom! Mas preste atenção pois existem chips de áudio on-board que possuem uma relação sinal/ruído inferior a 70 dB, o que é uma péssima relação sinal/ruído, já que você terá muito ruído em suas gravações. Portanto, a qualidade do áudio on-board depende do chip utilizado.

  • Obrigado 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

muito bom o artigo, mostra com detalhes as conexões, muitos usuarios de computador não sabem ligar o aparelho de som no computador! :ahh:

Só pecou em somente citar programas comerciais, seria uma boa se citassem freewares ou opensorce também, existem vários com boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse artigo heim !!

Agora... segue uma sugestão para artigos desse tipo. Se fosse possível incluir uma ideia média de custo pra isso, isto é, claro que existem um milhão de opções mas poderia incluir uma ideia básica de custo pra quem está querendo começar e está completamente perdido, por exemplo:

Receiver : Variando entre 300 e 1000 (ou coisa do tipo)

Cabos: 10 a 50 reais

Pickup + agulha: 500

Placa de som semi profissional: 200 reais

PC: Proc. Acima de 1 Gb, 512 RAM e 20 Gb livres. (uma recomendação de hardware e SW mínima)

É só uma sugestão.. sei que é complicado passar essas informações pois como é citado na parte de SW... cada um escolhe o que gosta... !!

Mas fica ai a ideia !!

Abraço e parabéns pelo artigo !!!

Caverna

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tutorial mesmo. Só achei que faltou um pouco mais de informações técnicas para escolher o receiver. Na verdade, pelo que eu andei pesquisando, existem aparelhos mais simples, próprios para essa função de converter vinil para CD, e também mais baratos, mas fiquei meio no escuro para ver a qualidade deles.. Se alguém souber como escolher um bom receiver (ou pré-amplificador), que não tenha muitos recursos extras desnecessários para esse tipo de conversão, dá um toque ai.

falou, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia se o meu problema é "resolvível" sem eu ter que comprar uma placa de som?

O que acontece é o seguinte: Eu consigo ouvir perfeitamente os sons do toca discos no pc, porém, na hora de gravar, fica em branco (sem som). No meu pc antigo eu conseguia gravar perfeitamente (Era um pentium 100mhz, com uma SB16 - ISA). Já com minha atual placa on board - P5P800S com o i848P - isto não é possível. Alguém poderia ajudar? Ahh, desculpem-me se este for o local inadequado para postar dúvidas, mas, talvez por ser novo aqui não consigo encontrar o local adequado.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!