Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudanças no Clube do Hardware – 2023


     21.333 visualizações    Blog    0 comentários
Mudanças no Clube do Hardware – 2023

O nosso site está no ar desde 1996 e, portanto, completamos 27 anos este ano. É literalmente uma vida inteira! Estamos por aqui desde antes de muitos de vocês terem nascidos ou então eram muito pequenos na época em que a Internet comercial surgiu no Brasil.

Em todos esses anos, vimos a Internet passar por várias fases, e de tempos em tempos temos de nos ajustar para conseguirmos manter o Clube do Hardware no ar.

Em junho de 2020 tivemos de tomar a difícil decisão de não publicarmos mais notícias e análises de produtos no Clube do Hardware. A explicação detalhada você encontra aqui.

Em novembro de 2021, retornamos com as notícias diárias do Clube do Hardware em caráter temporário, de forma a verificarmos o impacto em nosso tráfego, conforme explicamos à época.

Apesar de as notícias diárias darem um "frescor" à página principal do Clube do Hardware, a verdade é que elas, por si só, não estavam atraindo tráfego suficiente que justificasse a sua publicação. Insistimos por quase dois anos, mas, infelizmente, tivemos de tomar a decisão de suspendê-las novamente agora na virada de agosto para setembro de 2023.

A nossa newsletter (Boletim de Notícias) também será descontinuada, e a última edição circulará no dia 29/09/2023. Foi uma decisão muito difícil, pois a newsletter é o meu xodó pessoal e está em circulação há mais de 20 anos. No passado o Boletim já foi uma das nossas principais fontes de receita, mas, infelizmente, desde a virada de 2021 para 2022 o faturamento oriundo de anúncios nele publicados não tem coberto os custos de sua produção. Insisti por quase dois anos, mesmo tendo prejuízo, na esperança de uma melhoria no faturamento. Porém chega um momento em que não há como continuarmos mantendo um projeto deficitário.

Com isso, alteramos o layout da página principal (Home) do Clube do Hardware para remover o bloco das notícias e dar maior destaque aos meus livros e cursos.

Aproveitei a oportunidade para remover também do site a seção "Provas", que era um projeto antigo onde usuários poderiam testar seus conhecimentos resolvendo testes de múltipla escolha criados por nossa equipe. Esta seção não recebia atualizações há quase dez anos e apresentava um tráfego irrisório.

Desde a atualização da plataforma de julho de 2023 que a gente vem simplificando o site, removendo o máximo possível de funções desnecessárias por dois motivos. O primeiro é deixar o site mais leve e aumentar o desempenho no acesso. O segundo é para facilitar futuros upgrades. Como utilizamos uma plataforma paga (Invision Community), ter muitas personalizações causa um enorme transtorno quando a plataforma é atualizada, e é fonte constante de bugs e dores de cabeça, além de um gasto de tempo que eu poderia estar melhor utilizando para gravar novas aulas para meus cursos ou escrever novos livros.

Tudo isso reflete a realidade atual de mercado de sites de conteúdo e fóruns de discussão, que é muito diferente hoje comparado a como era em nossa "época de ouro" (2009-2010), quando tínhamos um tráfego dez vezes maior e, consequentemente, um faturamento muito maior. Nossos maiores concorrentes hoje são as redes sociais, plataformas de vídeos, plataformas de streaming... Pois atualmente há muitas outras opções de entretenimento online para o usuário que não existiam antigamente, e acaba sobrando menos tempo para o usuário médio participar de fóruns de discussão. Então temos de nos ajustar e "dançar conforme a música".

Atualmente tenho me dedicado mais aos meus livros e, especialmene, aos meus cursos. Estou gravando novos cursos e o próximo será sobre Redes Wi-Fi. Já estou na metade da gravação) e sairá ainda este ano. Na sequência gravarei também cursos sobre hardware e eletrônica. Se você ainda não adquiriu os meus livros e/ou cursos, peço sempre que considere a aquisição, é a melhor maneira com que você pode contribuir para que a gente mantenha o Clube do Hardware no ar.

Por outro lado, retomei o projeto de podcast, que havia iniciado em  2011 e parado em 2018, agora em vídeo e com uma nova pegada, de bate-papo com personalidades de relevância. Está sendo muito bacana fazer essas gravações, e o objetivo principal é apresentar ao pessoal mais jovem a galera "da antiga", com muitas informações úteis e histórias inspiradoras que certamento o ajudarão a se dar bem no mercado. Dê uma conferida, caso você não tenha assistido ainda.

O fórum continuará no ar, não se preocupem!

  • Curtir 2
  • Amei 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!