Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As proteções da fonte de alimentação podem não proteger o seu computador


     8.414 visualizações    Energia    0 comentários
As proteções da fonte de alimentação podem não proteger o seu computador

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site ExecTweets. Traduzido e republicado com autorização.

---

As fontes de alimentação para PCs normalmente vêm com algumas proteções e os usuários antenados procuram sempre escolher um modelo com a maior quantidade de proteções possível. Mas ter proteções não significa necessariamente que a fonte protegerá seu equipamento em caso de mau funcionamento. Veja porque.

Para começar, você precisa saber que a maioria das proteções disponíveis nas fontes de alimentação não é obrigatória, o que significa que fica a critério do fabricante incluí-las. Você não pode simplesmente confiar que a fonte que você comprou tem todas as proteções necessárias. Você deve verificar esta informação na caixa do produto ou no site do fabricante.

Mas mesmo se você comprar uma fonte com todas as proteções possíveis, elas podem não proteger o seu micro.

Vamos tomar como exemplo as proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP). Como você pode imaginar, essas proteções desligarão a fonte quando as tensões de saída estiverem muito altas ou muito baixas, respectivamente. Enquanto que elas desligarão a fonte caso ela apresente um problema sério de mau funcionamento, elas não impedirão o seu computador de ser alimentado com tensões erradas, que sobrecarregam os componentes e podem fazer com que o micro apresente funcionamento errático ou, em condições extremas, resultar até mesmo na queima de componentes. Isto acontece porque elas são normalmente configuradas para entrar em ação quando as tensões estiverem muito além (25%-30%) de seus valores nominais.

Vejamos um exemplo real. Na maioria das fontes de alimentação a proteção contra sobretensão na saída de +12 V é configurada em +15 V. Isto significa que se a fonte de alimentação estiver fornecendo +14,5 V para seus componentes esta proteção não entrará em ação, embora esta alta tensão possa danificar seus componentes. A mesma ideia se aplica a proteção contra subtensão.

Claro que é melhor ter uma proteção que pode falhar em certas circunstâncias do que não ter qualquer  proteção.

Várias outras proteções podem estar disponíveis: curto-circuito (SCP), sobrecarga de potência (OPP), sobrecarga (OLP), sobrecarga de corrente (OCP), superaquecimento (OTP) e carga vazia (NLO). Ufa! Dessas proteções, apenas a proteção contra curto-circuito é obrigatória e está disponível em todas as fontes de alimentação.

Em nossa experiência, a proteção mais importante é a contra sobrecarga de potência (OPP; OLP é outro nome para a mesma coisa) e infelizmente nem todas as fontes de alimentação implementam esta proteção. Ela é responsável por desligar a fonte de alimentação caso esta esteja extraindo mais potência/corrente da rede elétrica do que o normal. Esta proteção impede que a fonte queime ou até mesmo exploda caso algo dê errado; normalmente as fontes de alimentação que queimam ou explodem durante os testes realizados aqui no Clube do Hardware é porque a fonte não tem esta proteção.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!